Fundação Renova

Iron Biker incentiva economia e turismo esportivo em Mariana

Publicado em: 25/11/2021 Mariana

 Cidade mineira, sede da 28ª edição do Iron Biker Brasil, se consolida como um dos destinos mais procurados do turismo de aventura do país

O município de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, se consolidou como um dos destinos mais procurados para a prática de mountain bike. Neste mês de novembro, a cidade recebeu a maior prova da modalidade da América Latina, a 28ª edição do Iron Biker Brasil.

O evento esportivo que se tornou tradicional no calendário de Mariana, atraiu aproximadamente 1.300 ciclistas de diversas localidades. De acordo com os organizadores da competição, ao todo, cerca de 4 mil pessoas passaram pela cidade durante o Iron Biker.

Disputado em Mariana, desde 2013, o evento não foi realizado em 2020 devido à pandemia da Covid-19. A pausa nas disputas não desanimou competidores e visitantes que compareceram em grande número para coroar o município mineiro como um dos principais destinos para o turismo de aventura.

Nos dias que envolveram a competição, os participantes e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer traços únicos de Mariana em suas ruas históricas, casarios e igrejas de arquitetura barroca. As provas do Iron Biker Brasil também revelaram ao público, além da habilidade dos ciclistas, as cachoeiras, paisagens preservadas e distritos históricos que fizeram parte do circuito das provas. 

Além de movimentar o lado esportivo da cidade, a competição estimula ainda o lado econômico. Durante a realização desses eventos, os visitantes aproveitam a estrutura de serviços, comércio e hospedagem do local. Em média cerca de R$ 8 milhões são movimentados a cada edição do Iron Biker em Mariana.

Potencial turístico fortalecido 

Mesmo após o encerramento da competição, no dia 14 de novembro, muitos visitantes aproveitaram as trilhas marianenses para se aventurar. Mariana, cidade rodeada por montanhas faz parte dos circuitos do Ouro e Estrada Real e atrai diversos turistas durante todo o ano. 

Para promover Mariana como destino turístico e fortalecer a estrutura necessária aos visitantes, a Fundação Renova apoia iniciativas como o Iron Biker Brasil e outros projetos desenvolvidos na região, além de investir em infraestrutura civil e capacitações para profissionais do setor. 

A restauração da Casa da Banda, iniciada em setembro de 2021, e da Estação Ferroviária do distrito de Monsenhor Horta, que começa no início do próximo ano, preserva a memória histórica e cultural do distrito. Na sede do município, a praça Gomes Freire foi reaberta em julho deste ano, depois de passar por uma revitalização que trouxe melhorias de acessibilidade, iluminação e paisagismo para marianenses e turistas.

Além disso, está sendo formado um Arranjo Produtivo Local de Turismo com representantes do trade turístico e da cultura, que vai propor ações e melhorias para o setor no município. São oferecidas capacitações e trocas de saberes ao grupo como forma de viabilizar sua formação.

Ao todo, 22 projetos de áreas como cultura, esporte e turismo também foram selecionados pelo Edital Doce para receber o total de R$ 1,5 milhão, incluindo o Circovolante e o Teatro Navegante, nacionalmente reconhecidos e responsáveis por atrair visitantes à cidade. Já pelo Impulso Rio Doce, outra iniciativa em andamento, 230 ideias e negócios de segmentos que incluem o turismo serão selecionados para participar por seis meses de treinamentos coletivos, atendimentos individualizados, mentorias e assessorias personalizadas para cada tipo de negócio.

 Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org

 


Compartilhar: