Inscrições para integrar Rede de Sementes e Mudas se encerram no próximo dia 31 de julho

Publicado em: 22/07/2020

Prioridade é selecionar interessados que estejam localizados na bacia do rio Doce para atuar nas atividades de coleta e produção

As inscrições do edital que vai selecionar interessados em integrar a Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce foram prorrogadas para o dia 31 de julho. Podem se inscrever pessoas ou grupos formalizados em associações, cooperativas, ou outro tipo de organização local, com ou sem CNPJ.

A prioridade é selecionar pessoas que estejam localizadas na área de abrangência da bacia do rio Doce e tenham conhecimento das espécies nativas da região e proximidades a fim de atuar nas atividades de coleta de sementes e produção de mudas.

A Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce é uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com Centro de Pesquisas do Nordeste (Cepan), com a colaboração da Universidade Federal de São Carlos, da Associação Rede de Sementes do Xingu e do Instituto Federal de Minas Gerais– Campus Governador Valadares.

Para participar do edital, o interessado deverá enviar a ficha de inscrição preenchida (individual, caso seja pessoa física, ou em grupo, caso seja uma associação, cooperativa ou grupo informal interessado em ingressar) para o Cepan, por e-mail (cepan@cepan.org.br) ou via postal, para o endereço: rua Prudente de Moraes, 616, Centro, Governador Valadares (MG), CEP: 35020-460.

A Redes de Sementes e Mudas tem o papel estratégico de mobilizar atores sociais envolvidos dentro das atividades de coleta de sementes e produção de mudas, a fim de gerar oportunidades econômicas para o atendimento das demandas de restauração florestal. O projeto trabalha, também, a figura do coletor de sementes, ao apresentar mais uma possível atividade laboral para os futuros integrantes da rede, e a consolidação de mais uma opção de metodologia de recuperação de áreas degradadas na bacia do rio Doce, que é a semeadura direta, com potencial de redução de custos e ganho de escala para a restauração florestal.

O projeto da Rede de Sementes ajudará na missão de restaurar 5 mil nascentes e 40 mil hectares de APPs. Ele está inserido especialmente nas áreas onde estão sendo desenvolvidos os Programa de Recuperação de Nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica da Fundação Renova.

Com a grande demanda de sementes e mudas para esses programas, esse projeto tem o objetivo de criar e incubar uma rede que movimente a cadeia de fornecimento de sementes e mudas, de forma que a deixar essa iniciativa como um legado. A proposta é que a Rede possa vender sementes e mudas não só para a Fundação Renova, mas, também, para compradores de outros estados do Brasil com abrangência do bioma Mata Atlântica e fitofisionomias associadas.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.