Fundação Renova

Inscrições para 2ª Chamada de Projetos que promovem desenvolvimento terminam dia 15

Publicado em: 13/08/2019

Iniciativas devem ser direcionadas para municípios localizados de Sem-Peixe (MG) a Baixo Guandu (ES)

 

Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para inscrições da 2ª Chamada de Projetos, iniciativa que visa promover o desenvolvimento socioeconômico e o empreendedorismo por meio do estímulo a organizações sociais e microempreendedores. As ações são direcionadas para os municípios de Sem-Peixe (MG) a Baixo Guandu (ES).

Essa é uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com a BrazilFoundation. Os interessados deverão enviar propostas de projetos de até R$ 45 mil.

O especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, explica que os projetos precisam estar relacionados a temas específicos, como geração de trabalho e renda, aumento da comercialização de produtos e ampliação de mercados. “Com esses temas, queremos promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das organizações sociais e microempreendedores formalizados e que estejam dentro dos critérios de seleção”, diz Ruggeri.

Na 1ª Chamada de Projetos, realizada no início deste ano, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, teve seu projeto selecionado. Chamado de Promoção Social na Gestão de Resíduos em Governador Valadares, o projeto busca fortalecer o empreendimento solidário com a aquisição de materiais para divulgação da coleta seletiva e equipamentos para dar segurança no armazenamento do vidro e aumentar o volume de venda do papel triturado.

“Ficamos muito felizes por termos o nosso projeto selecionado. Já recebemos metade do valor e conseguimos pagar os serviços da agência de publicidade e administrativo, fizemos a compra de uma fragmentadora de papel semi-industrial e camisas personalizadas para o trabalho de mobilização. Com a fragmentadora de papel, Valadares passa a ter um local adequado e seguro para descarte de documentos confidenciais. Assim que recebermos o restante, vamos investir na compra de outros produtos e equipamentos, como uma caçamba para que possamos armazenar o vidro com mais segurança”, conta Raquel Rodrigues da Silva, coordenadora geral da associação.

Outro projeto selecionado na primeira chamada foi da cidade capixaba de Baixo Guandu. A doceira Márcia Frederico de Almeida Percílios inscreveu a empresa familiar Doces Artesanais Ilha da Fantasia, que há 20 anos fabrica e comercializa produtos naturais e artesanais.

Com a seleção do seu projeto, ela quer melhorar a qualidade dos doces de leite e frutas que são produzidos. “Também recebemos a primeira parcela do recurso e já investimos boa parte na aquisição de equipamentos. Com esses novos equipamentos, podemos perceber um aumento na nossa produção que é o nosso objetivo, além de um aumento na renda também”, diz a doceira.

As inscrições podem ser realizadas por meio de envio de formulário disponibilizado na página da BrazilFoundation para o e-mail: projetos@brazilfoundation.org.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: