Indígenas participam de curso de cerqueiro em Resplendor

Publicado em: 16/05/2019

Iniciativa é uma parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais

Índios da região de Resplendor, no Vale do Rio Doce, participaram em maio, do curso de cerqueiro (arame farpado e liso). O objetivo foi ensinar os métodos para fazer o cercamento das nascentes na terra onde vivem.  A iniciativa é uma promoção do Sistema Faemg/Senar Minas (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor e a Fundação Renova.

Este é o segundo curso de cerqueiro promovido em um território indígena em Resplendor. O primeiro aconteceu entre os dias 29 de abril e 4 de maio e o segundo, entre 6 e 10 de maio.

O instrutor Wandeir dos Santos Vieira, que ministrou os cursos, afirmou que ficou surpreso com o interesse dos indígenas. “Ensinar as técnicas para a construção de cercas com arames lisos e farpados foi uma experiência diferente, porém muito boa. Eles demonstraram muito interesse em aprender e muitos já solicitaram que outros cursos aconteçam na aldeia”, destacou o instrutor.

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor, Woxlainy Silvestre Neves Kliper, disse que foi procurada por representantes da Fundação Renova com o intuito de que a turma fosse formada. “A Fundação Renova tem programas de reparação e, dentro de um desses programas, existem projetos de cercamento e reflorestamento de nascentes da região. Daí surgiu o interesse em capacitar os indígenas nesse curso que ensina a técnica de uma cerca convencional, desde o alinhamento até o fechamento”, afirmou Woxlainy Kliper.

O líder de Uso Sustentável da Terra, José Almir Jacomelli, explicou o motivo de a Fundação Renova investir na capacitação dos indígenas, por meio do Sistema Faemg/Senar. “A promoção de cursos de qualificação de mão de obra possibilita que os próprios moradores locais sejam inseridos nos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Renova, além de ajudá-los no manejo de suas propriedades rurais e facilitar o acesso ao mercado. Dentro desse plano, considerando que estamos trabalhando com uma população tradicional, os saberes dos indígenas serão trocados com as técnicas de cercamento apresentadas pelo Senar e garantirão a participação ativa dessas comunidades no processo de proteção e recuperação de suas áreas”, afirmou José Almir Jacomelli.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.