I Festival Nacional de Bandas de Garagem agita a Vila de Povoação

Publicado em: 09/01/2019

Ao todo, 30 bandas de vários Estados vão concorrer a premiações que totalizamR$ 30 mil

A pacata Vila de Povoação, localizada a 40 km da sede de Linhares, no Norte do Estado, recebe neste final de semana mais uma etapa do I Festival Nacional de Bandas de Garagem, que começou no dia 04 e vai até 26 de janeiro. O evento érealizado pela Associação Cultural e Folclórica de Povoação e a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como apoio da Fundação Renova.

Ao todo, 30 bandas capixabas, cariocas, paulistas, baianas e pernambucanas vão se apresentar na Arena de Eventos de Povoação para concorrer a premiações que totalizam R$ 30 mil.

A pescadora Andrea Aparecida Ferreira Anchieta, que faz parte da organização do evento, ressalta a importância do Festival para o turismo da região. “O festival atingiu vários públicos e isso ajudou a fomentar o turismo na região. Foi uma porta que se abriu para o nosso reconhecimento. Recebemos pessoas de outros Estados que não sabiam da existência da nossa vila. É uma novidade, inclusive para os moradores, que estão vendo uma vila de pescadores também se transformando em uma vila de música com estilos e públicos variados”, afirma.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho, ressalta que o evento foi um pedido da comunidade. “O festival é desejo antigo da comunidade, que acredita que o evento poderá promover a integração cultural e o turismo local”, afirmou.

O festival

As fases eliminatórias do festival irão acontecer nos próximos dias 11, 12, 18 e 19 de janeiro na Vila de Povoação. A primeira etapa aconteceu com a apresentação de dez bandas nos dias 04 e 05 de janeiro, quando três grupos garantiram a classificação para a final.

A grande final será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro. A banda campeã receberá R$ 12 mil; a segunda colocada, R$ 8 mil e a terceira, R$ 5 mil. Haverá também uma premiação especial de R$ 5 mil para a banda que apresentar a melhor música autoral.

Programação da 2ª eliminatória do I Festival Nacional de Bandas de Garagem

Sexta, dia 11, às 19h

Gelo Nove – Alegre (ES)

Vento Norte – Linhares (ES)

Cepê – Vila Velha (ES)

Cabine 65 – Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Sábado, dia 12, às 17h

Black Sagaz – Toritama (PE)

Zé Maholics – Vitória (ES)

Pelados – Vitória (ES)

Nimbus HC – Vila Velha (ES)

Mussutaiba – Itacaré (BA)

Preto Pires – Linhares (ES)

Local: Praça Central de Povoação

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org