Fundação Renova adere ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Publicado em: 18/12/2019

A Fundação Renova, criada para reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, agora é signatária do movimento global Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O acordo foi formalizado no último dia 6 com a assinatura do Termo de Adesão e segue o Protocolo do Pacto, incluindo a finalidade, as estratégias e o sistema de gestão.

Com a parceria, todos os programas de restauro florestal conduzidos pela Fundação Renova no bioma da Mata Atlântica em Minas Gerais e no Espírito Santo passam a integrar as iniciativas do movimento. As ações compreendem cerca de 45 mil hectares ao longo da bacia do rio Doce.

Com mais de 260 membros e dez anos de atuação, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica tem o objetivo de aperfeiçoar técnicas florestais com resultados em larga escala e gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos. O principal foco é viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050 em todo o mundo, incluindo metas e monitoramento dos resultados anuais.

De acordo com Lucas Scarascia, líder do Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova, a adesão ao Pacto trará a oportunidade de desenvolvimento, conhecimento e compartilhamento dos indicadores mais adequados ao monitoramento de áreas em processo de restauração. “Trata-se de um dos principais esforços mundiais para a conservação da Mata Atlântica. Sem dúvida, vai somar muito às articulações e ao monitoramento em curso nos aspectos ambientais, sociais e econômicos”, diz.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.