Festa de Caboclo Bernardo movimenta Regência no fim de semana

Publicado em: 18/06/2018

Festa de Caboclo Bernardo movimenta Regência no fim de semana

Ao som das bandas de Congo, evento tradicional faz homenagem ao herói do Espírito Santo

Promovida pela Associação dos Moradores de Regência e pela Associação Cultural Congo de Regência, com o apoio da Fundação Renova, a festa reúne expressões culturais e grupos folclóricos, fortalecendo a tradição local e gerando renda e oportunidades para a comunidade. Fábio Gama, da comissão organizadora, afirma que o evento é uma oportunidade de divulgar a região. “Essa tradição é uma possibilidade de divulgar as potencialidades turísticas da foz do rio Doce, promover a relação de trabalho e renda e aquecer o comércio local”, diz.

“Esse evento tem um valor sociocultural e histórico para a Vila de Regência, e é uma oportunidade de fortalecer e exaltar a cultura local, além de promover integração dos diversos grupos folclóricos que vêm para participar da festa. O turismo cultural está conectado às festas tradicionais que são manifestações muito fortes da região, como congo e Folia de Reis, e que têm grande potencial como atrativo turístico”, explicou Érika Carvalho, representante do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.

Este ano, o evento, que tem entrada gratuita, homenageará três personalidades locais que contribuíram com a divulgação do congo e com a realização da festa: Maria Barba C. Pelissari, Tia Mariquinha, uma das idealizadoras do Encontro de Grupos Folclóricos, e Dona Ilda Pessanha, liderança do congo, do Valete de Ouro e da terceira idade.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta 22/6:

18h – Abertura do evento com o cortejo da Banda de Congo São Benedito de Regência e Banda de Congo Mirim da Escola

18h30 – Culto Ecumênico ao Herói Caboclo Bernardo – Praça/busto

19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores – homenagens e entrega de Títulos e da Comenda Caboclo Bernardo

20h – Abertura da tenda do artesanato com a apresentação das bandas de congos locais

20h30 – Apresentação da peça teatral “Zé Grilo – O Trabalhador Brasileiro Que Não Desiste Nunca”

21h – Continuidade das bandas de congos locais.

22h – Show com a banda nacional Fogo na Coisa

0h – Show com a banda regional Comichão

SÁBADO 23/6:

9h – Torneio de futebol

10h – Oficinas culturais (confecção de tambores de congo e ganzás)

10h – Oficina de Pipas (distribuição de 300 pipas)

19h30 – Teatro “Auto do Caboclo Bernardo”

22h – Show com a banda regional Natividade

0h – Show com a banda nacional Casaca

DOMINGO 24/6:

8h30 – Encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Regência com a recepção dos grupos – cortejo até a Igreja Histórica e café da manhã

10h – Chegada do Enduro de Bicicletas

11h – Almoço de confraternização

12h – Chegada da Caminhada Caboclo Bernardo

13h – Reunião com os Mestres dos grupos

13h30 – Início das apresentações individuais dos grupos na praça – busto do Caboclo Bernardo

15h30 – Caminhada de despedida até a saída de Regência

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Kennya Gava

Assessoria de imprensa – Fundação Renova