Empreendedores têm catálogo on-line de produtos artesanais para o Dia dos Namorados

Publicado em: 10/06/2020

Projeto criado para fomentar economia de municípios da bacia do rio Doce vai ficar disponível até o fim de junho

Os empreendedores da bacia do rio Doce contam com um catálogo de produtos artesanais on-line, desenvolvido especialmente para o Dia dos Namorados.O projeto, criado para fomentar a economia local por meio de mídias digitais, envolve 21 participantes entre produtores, artesãos e pequenos comerciantes dos municípios da bacia do rio Doce impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), e que são atendidos pelos programas da Fundação Renova.

São ofertados produtos como bolsas, peças em madeira, doces, cestas de café da manhã especiais, roupas, enxovais, aromatizadores, objetos decorativos e acessórios. O catálogo, que estará disponível até o fim do mês de junho, pode ser consultado aqui.

A iniciativa desenvolvida pelo Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova integra a marca “Força Rio Doce”, lançado em 2019, para estimular a compra de produtos com moradores de municípios impactados.

Como parte da ação, foram criados para cada um dos participantes perfis nas redes sociais, contas de e-mail corporativo, WhatsApp comercial e peças para gráficas digitais para divulgação dos produtos. Os contatos são importantes pois facilitam a negociação entre produtor e consumidor, sem a necessidade de intermediários.Também foram feitas capacitações com orientações sobre precificação dos produtos.

“A ideia é que os valores sejam negociados diretamente entre produtor e consumidor a depender da quantidade de produtos a ser adquirida e do prazo para entrega. Essa iniciativa permitirá fomentar o comércio local e gerar oportunidade de renda em meio à crise”, diz Andréa Furtado, analista de Economia e Inovação, que ressalta que a Fundação Renova não tem participação nas negociações e na logística de entrega, que ficam a cargo do produtor e comerciante.

Além desse projeto, outras iniciativas estão disponíveis na plataforma Como Ajudar na Pandemia, uma rede colaborativa criada para amenizar os impactos econômicos e sociais neste período.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.