Fundação Renova

Edital Doce MG tem mais de 550 projetos inscritos

Publicado em: 14/11/2019

Projetos aprovados serão conhecidos em março de 2020 e irão receber R$ 9 milhões para promover cultura, turismo, esporte e lazer nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão

 

O Edital Doce MG, da Fundação Renova, teve mais de 550 projetos inscritos, sendo 474 para o eixo Cultura, Esporte e Lazer e 81 para o eixo Turismo, totalizando 555 propostas. As inscrições começaram no dia 25 de setembro e se estenderam até 8 de novembro. Todos os 36 municípios mineiros previstos no Edital Doce MG tiveram projetos inscritos.

A partir de agora, as propostas passarão por um período de análise técnica. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para março de 2020. O Edital Doce MG prevê a destinação de um total de até R$ 9 milhões. A iniciativa tem o propósito de fomentar ações que possibilitam promover, por meio da cultura, turismo, esporte e lazer, a melhoria da qualidade de vida da população das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

 

Representatividade

 

Felipe Moura de Andrade, coordenador de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, ressalta que o número de projetos inscritos no Edital superou as expectativas. “Outro ponto importante é que todos os municípios submeteram propostas. Com essa representatividade, o Edital começa, efetivamente, a cumprir um de seus papeis. Ele é uma ferramenta para fazer com que os recursos cheguem aos municípios, a fim de permitir o desenvolvimento de projetos voltados para a coletividade e melhoria da qualidade de vida dos territórios”, avalia.

Os municípios contemplados pelo Edital Doce MG são: Aimorés, Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: