Começa a obra da captação alternativa de água para Governador Valadares

Publicado em: 13/07/2018

Começa a obra da captação alternativa de água para Governador Valadares

Uma adutora de 35 km de extensão levará a água do rio Corrente Grande até as ETAs Central, Vila Isa e Santa Rita

A construção da adutora que vai funcionar como fonte alternativa de captação de água para Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, segue dentro do prazo estipulado pela Fundação Renova e prefeitura.  Conforme estabelecido no cronograma, nesta sexta-feira (13) teve início a supressão vegetal no córrego do Figueirinha, perímetro urbano de Valadares.

O prefeito André Merlo ressaltou a importância deste dia para Governador Valadares. “É uma alegria para todos nós saber que esta obra já está começando. Toda a população esperava essa notícia desde a tragédia que aconteceu em 2015. Foram várias etapas até chegar ao início desta obra. Apesar de termos toda a tranquilidade que a água do SAAE é totalmente potável, é um desejo da população ter uma nova captação de água na cidade. Isso é de extrema importância para termos uma nova alternativa, caso necessário. Agradecemos a Fundação Renova por cumprir os cronogramas acordados conosco desde o início desta gestão. Sabemos que a obra é demorada, mas agora vamos continuar acompanhado todo o processo. Este é mais um compromisso que fizemos com a população e estamos conseguindo cumprir”.

A topografia da área, prevista para iniciar em setembro, será antecipada e também começa ainda neste mês de julho. O trabalho de topografia consiste em avaliar as dimensões e condições da região, e demarcar onde tubos da adutora também serão instalados. Ao todo, serão 37 mil metros de tubos com 900 milímetros de diâmetro.

Em junho, a Vila Mariana, bairro que abrigará os primeiros tubos da adutora, recebeu uma equipe de limpeza da prefeitura que abriu espaço para o trabalho da topografia. Além da Vila Mariana e Santa Terezinha, os bairros Santa Rita, Centro e a Vila Isa também receberão tubos da adutora que vai abastecer as suas respectivas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

O engenheiro responsável e líder da obra da adutora, Flávio Pires, afirma que tudo segue dentro do programado. “Nós estamos com o andamento da obra dentro do prazo e sem interrupções, até o momento. Agora, o trabalho se concentra em um trecho de perímetro urbano de Valadares, com os trabalhos de supressão vegetal e topografia”.

Nos meses de maio e junho houve o desenvolvimento dos projetos para apresentação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ajuste do projeto com as Interfaces no leito da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) como estruturas existentes para comunicação e automação, como cabos de controle e fibra ótica.

Ainda em julho serão fechados os principais contratos de serviços e de fornecimento de tubos, para que a partir de agosto inicie-se o processo de mobilização e instalação dos tubos. A previsão de conclusão da obra é o primeiro trimestre de 2021. A obra, estimada em R$ 155 milhões, vai gerar cerca de 770 empregos diretos e indiretos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org