Campo de futebol reformado é entregue para a comunidade de Barra Longa

Publicado em: 01/04/2019

Estádio Beira-Rio reabre para jogos da comunidade às vésperas do aniversário de 80 anos do Esporte Clube Barralonguense

Os 80 anos de fundação do Esporte Clube Barralonguense serão oficialmente comemorados neste mês de abril, mais precisamente no dia 17. Mas o estádio do Papão do Beira-Rio, como o é chamado o campo do clube, já está reaberto para a comunidade de Barra Longa (MG) desde fevereiro.

O pontapé inicial das celebrações das oito décadas do Papão foi marcado pela partida em que o Barralonguense venceu a equipe do Peñarol de Ouro Preto (MG), em jogo válido pela Supercopa dos Inconfidentes, campeonato de futebol amador da região. O público atendeu ao chamado e compareceu ao estádio: segundo os organizadores, mais de mil torcedores assistiram à partida no local.

A rivalidade entre os jogadores ficou apenas dentro de campo: do lado de fora das quatro linhas, eles comemoram a reabertura do estádio, que estava fechado desde novembro de 2015, após o impacto da lama da barragem de Fundão.

O espaço foi totalmente reformado e devolvido à comunidade para jogos e práticas esportivas.As intervenções fazem parte do Programa de Reintegração das Comunidades e Infraestruturas Impactadas da Fundação Renova, previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

As obras foram executadas por etapas, e a primeira tratou de recuperar a quadra poliesportiva e os vestiários. O espaço também ganhou arquibancadas para a torcida e alambrados com 4 metros de altura. A área do entorno do clube recebeu pavimentação e uma área de convivência foi construída.

A etapa seguinte, conforme acordado com o Esporte Clube Barralonguense, seguiu com a implantação definitiva do gramado adequado. Para isso, a Fundação Renova contratou uma empresa especializada em nivelamento de terreno e troca do substrato – um tipo de terra utilizado no plantio. Também foram instalados sistemas de drenagem e irrigação, abastecidos pelo reservatório de água captada do rio do Carmo.

Presidente do Esporte Clube Barralonguense desde 2013, Josué Martins diz que está satisfeito com a qualidade do novo gramado. Ele diz que a reabertura do estádio resgata a cultura do futebol na cidade, além de possibilitar a educação de crianças e jovens na escolinha a ser criada. “O futebol é levado a sério em nossa cidade. É um trabalho voluntário, que fazemos por amor ao esporte, e gratificante, pois nos leva a criar novas amizades, coisa que dinheiro nenhum no mundo paga. Nosso lucro é fazer o que amamos”, diz Josué Martins.

Com oito décadas de história, o Esporte Clube Barralonguense foi fundado em 17 de abril de 1939, o mesmo ano da emancipação do município de Barra Longa. O clube sempre foi utilizado para atividades esportivas da comunidade,como futebol para adultos, crianças e adolescentes, jogos de capoeira, ações para a terceira idade e aulas de educação física.Ao longo das décadas, o Papão da Beira-Rio, orgulho dos barralonguenses, conquistou diversos campeonatos, mas os troféus que marcaram essas conquistas foram levados pela lama.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.