Cães e gatos resgatados em Mariana e Barra Longa estão em feira de adoção

Publicado em: 29/08/2019

9ª edição da Amidog contará com animais recolhidos e tratados após o rompimento da barragem de Fundão

Cães e gatos que estão à procura de um novo lar e prometem retribuir com amor, fidelidade e muitas alegrias vão participar da 9ª edição da Amidog, feira de adoção de animais que será realizada no shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte.

A Fundação Renova é parceira do shopping na ação e vai encaminhar à feira de adoção 12 cães e 2 gatos por dia de evento. Os animais foram recolhidos nas regiões de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana, e no município de Barra Longa. No total, 23 cães e gatos que esperam por uma nova família enquanto estão abrigados no Centro de Acolhimento Temporário de Animais (CATA), localizado na Fazenda Asa Branca, distrito de Camargos (Mariana).

O evento acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, com a presença de cães e gatos adultos e filhotes. “Esperamos repetir o sucesso das adoções do ano passado, que ultrapassaram 50 animais”, comenta o gerente de marketing do Pátio Savassi, Marcelo Portela.

Desde o rompimento da barragem, a Fundação Renova já realizou nove eventos de adoção de animais. As ações ocorreram em Mariana, Ouro Preto, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Um total de 139 animais encontraram novas famílias.

Uma equipe especializada cuida da saúde e bem-estar dos animais que foram resgatados. De acordo com o veterinário da Fundação Renova, Rafael Carneiro, parte dos animais resgatados não foi reconhecida pela comunidade. “O nosso maior objetivo com a realização desses eventos é encontrar uma família para que cada um desses animais seja acolhido com todo amor e cuidado”, diz Carneiro.

Todos os animais da Amidog estão saudáveis, com vacinação em dia e exame negativo para leishmaniose, e os bichos adultos foram castrados. Para fazer a adoção, é necessária a presença do responsável pela casa para onde o cão ou gato será levado, para que ele confirme a disponibilidade e vontade de receber o animal. Também é preciso estar com a carteira de identidade e um comprovante de endereço do adotante.

Amidog – Feira de Adoção de Cães do Pátio Savassi

Data: de 5 a 8 de setembro

Horários: quinta a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 12h às 17h

Local: Estacionamento do piso G4 do Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061 – Savassi, Belo Horizonte)

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.