Alunos enterram “cápsula do tempo”para ser aberta em 2040 em Galileia

Publicado em: 27/11/2018 Galileia

Iniciativa marca entregade obras para melhorias no sistema de abastecimento de água e estimula jovens a pensarem no futuro.

Alunos da escola municipal Waldira de Castro Martins, em Galileia, no Vale do Rio Doce, participam de uma cerimônia especial nesta sexta-feira (23). Eles vão enterrar uma “cápsula do tempo” que só será aberta em 2040. A ação marca a entrega das obras de revitalização do reservatório de Galileia, promovidas pela Fundação Renova com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema de tratamento de água e aumentar a oferta atual de abastecimento. Essas intervenções vão reduzir os riscos de interrupção no fornecimento de água.

Ao todo, cerca de 400 alunos participam de atividades durante toda a manhã desta sexta-feira, no reservatório de Galileia. Na ocasião, 54 crianças vão plantar 18 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Em seguida, uma “cápsula do tempo”será enterrada com cartas dos estudantes dizendo o que eles esperam para o futuro do planeta.

“Vai ser um dia de comemoração e reflexão. Estamos satisfeitos com as obras realizadas em nossa cidade. Precisamos, entretanto, também refletir, buscar um futuro mais sustentável e ter a esperança de um mundo mais verde e feliz. E isso só acontecerá mediante a formação de crianças”, afirma Juarez da Lima Silva, prefeito de Galileia.

Obras em Galileia

As obras em Galileia foram divididas em duas fases. A primeira será entregue nesta sexta-feira e foi concluída pela Fundação Renova. Fazem parte dessa etapa a construção de uma nova adutora,que será interligada à estação de tratamento (ETA),e a revitalização do reservatório de água tratada da cidade. No reservatório, foram feitas recuperação estrutural das partes externa e interna, urbanização da área, substituição de válvulas, adequação da parte elétrica, entre outras melhorias.

Em outubro, a Fundação Renova deu início à segunda fase de obras no sistema de captação e tratamento de água de Galileia. De acordo com a gerente do território Médio Rio Doce, Neuza Tito, nesta fase vai ser construída uma nova estação de tratamento (ETA), que vai aumentar a segurança no
abastecimento de água no município. “Além disso, a Fundação Renova vai promover a implantação de uma nova Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que vai contribuir para que lodos e outros sedimentos não voltem ao rio”.

Segundo o líder de infraestrutura da Fundação Renova, Alessandro Luis Jeronimo, as intervenções vão garantir que não falte água na cidade. “Ainda nesta segunda fase,vamos promover a operacionalização de quatro poços de água subterrânea já existentes e sua integração ao sistema de tratamento, garantindo uma captação alternativa ao município. Tudo isso vai ampliar e garantir a segurança do sistema de abastecimento de água em Galileia, beneficiando toda a população da cidade.”