14ª Festa do Robalo agita o feriadão da Independência em Povoação

Publicado em: 04/09/2018

Evento realizado pela Associação de Pescadores espera atrair turistas de outros Estados para conferir programação cultural

Música, dança, comida boa e cultura vão tomar conta do distrito de Povoação, em Linhares, neste feriado da Independência. Começa na sexta-feira, dia 7 de setembro, a 14ª Festa do Robalo, um dos mais tradicionais eventos da região.

A festa, realizada pela Associação de Pesca de Povoação, conta com o apoio da Fundação Renova para fomentar a economia do balneário e impulsionar o turismo na vila. “Com o feriadão, a movimentação é grande por aqui. Então, estamos esperando turistas até de outros Estados. A festa é uma forma de fomentar o turismo e manter viva a nossa memória”, afirma Andrea Aparecida Ferreira Anchieta, da Associação de Pescadores. Ela explica que, inicialmente, o evento era um torneio de pesca promovido por empresários, mas há alguns anos foi assumido pela comunidade.

Além de valorizar os artistas locais na programação, com destaque para a Fanfarra e Playnejo, já tradicionais em Povoação, a festa ainda vai levar ao palco a banda de reggae capixaba Macucos. Também haverá torneio de Tarrafa e confecção de pano de rede para pescadores.

“A festa do Robalo é uma das mais tradicionais do distrito de Povoação. Mobiliza não só os pescadores, mas toda a comunidade. Desde 2016, ela ganhou maior importância pelo fato de a pesca estar proibida no local, mas a Fundação Renova está apoiando para que ela continue acontecendo, para manter a tradição e a cultura”, explica a analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho.

Confira a programação:

17h – Afrozumba – Ruas da Vila

19h – Filipe Fantin – Palco

21h – Fanfarra – Ruas da Vila

*Todos os dias da festa – 12h às 17h- Paredão de Som (Carretinha  Ilusão) na Praia

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.