Simulados preparam moradores de Mariana e Barra longa para situações de emergência

Publicado em: 22/11/2016

Período Chuvoso

Trabalho faz parte do plano de ações para o período chuvoso

Nos dias 8 e 9 de novembro, foram realizados simulados de evacuação de emergência com os moradores das comunidades de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). O trabalho faz parte do plano de ações para o período chuvoso elaborado pela Fundação Renova e foi coordenado pela Defesa Civil.

O objetivo foi preparar a população, por meio de um exercício prático, sobre como agir em caso de emergência e avaliar os procedimentos e recursos previstos, a exemplo das sirenes no sistema de alerta. O simulado também permitiu a capacitação e o treinamento das equipes que atuarão em eventuais atendimentos de urgência.

Em Mariana, as atividades ocorreram nos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Pedras, Borba e Campinas, envolvendo 300 pessoas. Em Barra Longa, 500 pessoas participaram da ação na sede do município e nos distritos de Gesteira e Barretos. O tempo para evacuação e chegada dos moradores nos pontos de encontro variou entre 15 minutos e uma hora, prazo suficiente e adequado para que possam se manter seguros em uma situação real de emergência.

Moradores reunidos no ponto de encontro de Barra Longa (MG).

Moradores reunidos no ponto de encontro de Barra Longa (MG). | Foto: Paulo Bibiano