COMUNIDADES ATINGIDAS PARTICIPAM DE SIMULADOS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Publicado em: 20/12/2019

Período Chuvoso

A ação faz parte do Plano Conjunto de Atendimento a Emergência (PCAE) da Fundação Renova

Moradores de Santana do Deserto, em Rio Doce, Merengo, em Santa Cruz do Escalvado, e Biboca, em São José do Goiabal, em Minas Gerais, participaram da 4º edição de simulados de emergência nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro. A ideia é que a população local saiba como agir em situações de risco e que as equipes envolvidas em eventuais atendimentos de urgência estejam preparadas.

Aproximadamente 350 moradores participaram das atividades, que acontecem anualmente nas comunidades que margeiam o rio Doce e que estão localizadas a até 75 quilômetros abaixo da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como Candonga. O simulado trabalha com o cenário de um possível transbordamento do rio Doce e anormalidades da usina. Ao final, os participantes responderam a um questionário para que a ação seja aprimorada nos próximos anos.

Informação e preparação

As comunidades envolvidas no simulado receberam cartilhas informativas que trazem orientações sobre como proceder em casos de emergência. O material também traz contatos a serem acionados, caso haja uma situação de risco. Moradores de Sem-Peixe, São Domingos do Prata e Rio Casca, que ficam na área de abrangência de Candonga, também receberam as cartilhas.

Antônio Magalhães, coordenador de Saúde e Segurança da Fundação Renova e do Plano Conjunto de Atendimento a Emergência (PCAE), vê os simulados como uma ação importante para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e preparação para situações de emergência. “O principal objetivo desses simulados é que os moradores conheçam todos os trâmites e ações que devem ser tomados em caso de alguma necessidade de evacuação dos locais onde eles habitam”, explica.

O simulado faz parte do PCAE, previsto no Termo De Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). Coordenado pela Defesa Civil Municipal, o exercício tem como apoiadores a Fundação Renova, H3M, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Consórcio Candonga, Núcleo de Emergência Ambiental de Minas Gerais e Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) – formado por pessoas dispostas a contribuir de forma voluntária com a comunidade moradora em área de risco.