Fundação Renova

Retomada de obras em Barra Longa

Publicado em: 24/07/2020

Infraestrutura

Retorno das obras é acompanhado de medidas de prevenção de transmissão do novo coronavírus 

Em julho, a Fundação Renova iniciou a retomada das obras que fazem parte do processo de reparação no município de Barra Longa. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura de Barra Longa e seus setores de Saúde e Vigilância Sanitária, e considera um protocolo de saúde e segurança rigoroso. Até agosto, três frentes de trabalho irão retornar nos próximos meses. 

As obras em propriedades rurais que fazem parte do Plano de Adequação Socioeconômica e Ambiental, o PASEA, retornaram no dia 20 de julho. A ação envolve a construção, reconstrução e reforma de diversas estruturas em propriedades rurais, como currais, baias viveiros, porteiras e mataburros. A Fundação também vem realizando melhorias nas redes de distribuição elétrica na zona rural, além de manutenção de infraestruturas rural e urbana. 13 dos 24  trabalhadores são da própria região, e há previsão de que sejam criadas mais 80 vagas para trabalhadores locais. 

No início de agosto, serão retomadas as obras na área urbana de Barra Longa, com a construção do Parque de Exposições, reparos na Escola Municipal José Vasconcelos Lanna, na Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves, na Praça Manoel Lino Mol e na Avenida Beira Rio, além da limpeza de terrenos de moradias temporárias desocupadas. Também teremos o retorno das atividades de restauração florestal em Áreas de Preservação Permanente (APPs) atingidas pelo rompimento, que serão isoladas e cercadas. O preparo do solo para o plantio de mudas precisa ser realizado antes do período chuvoso, de forma que a qualidade da floresta a ser estabelecida não seja prejudicada. 

 

Medidas de saúde e segurança

A Fundação Renova vem retomando, de forma gradual, obras e ações ao longo de toda a bacia do rio Doce, após três meses de atividades paralisadas em função do novo coronavírus. O início das obras foi acompanhado por ações que mitigam a possibilidade de contágio ou proliferação do novo coronavírus.

Essa prática já vem sendo adotada pela Fundação Renova nos outros municípios que autorizaram sua retomada. No caso de Barra Longa, foram utilizadas medidas comuns aos outros territórios, além de ações específicas para a proteção dos moradores. O retorno será realizado em etapas e a maior parte dos trabalhadores será local.

Conheça as ações que vêm sendo desenvolvidas para prevenir a transmissão da doença: 

  • Criação de comitê para análise e acompanhamento periódico da retomada, propondo ações de prevenção para os trabalhadores. 
  • Trabalhadores do grupo de risco não estarão envolvidos nas atividades de retomada. 
  • Exigência de quarentena mínima de 14 dias para os colaboradores de fora da região. 
  • Testagem para Covid-19 de todos que forem mobilizados. 
  • Uso obrigatório de máscaras, luvas e outros equipamentos de segurança. 
  • Medição diária de temperatura corporal e entrevista com a equipe de Saúde e Segurança. 
  • Em caso de algum sintoma, o colaborador será imediatamente isolado e passará por novos testes. 
  • Acesso a álcool em gel e a locais para lavar as mãos. 
  • Divulgação permanente de boas práticas de prevenção e combate ao vírus no DDSS (Diálogo Diário de Saúde e Segurança) com todos os colaboradores. 
  • Proibição de aglomerações e do compartilhamento de itens pessoais ou coletivos. 
  • Limpeza permanente de objetos e superfícies manuseados com frequência. 
  • Distribuição de refeições nos próprios locais de trabalho, em marmitex, respeitando uma escala de horários e o distanciamento entre mesas e cadeiras. 
  • Oferta de treinamentos específicos e de cartilhas com foco na prevenção da transmissão do vírus. 
  • Orientações especiais contra o armazenamento do álcool em gel nos veículos, evitando acidentes em razão da exposição do material ao sol e ao calor. 
  • Transporte realizado com metade da ocupação dos veículos e uso obrigatório de máscara.

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário