Renova Informa: Contratação de advogados para acessar o Sistema Indenizatório Simplificado

Publicado em: 16/02/2021

Sistema Indenizatório Simplificado

A Fundação Renova implementou em agosto do ano passado, por decisão da 12ª Vara Federal, este novo fluxo de indenização para categorias com dificuldade de comprovação de danos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). Localidades, valores por categoria de dano, documentação, regras e critérios foram definidos pela Justiça.

Ter um advogado, um representante legal, é obrigatório e ele não precisa ser o mesmo de ações anteriores. Você também pode ser atendido gratuitamente na Defensoria Pública do seu Estado. A plataforma só pode ser acessada pelos advogados, também por determinação da Justiça.

Quando é feito o pagamento, a Fundação Renova faz desconto máximo de 10% a título de honorários advocatícios, conforme a sentença, e não interfere, controla ou fiscaliza a negociação entre cliente e advogado.

A Fundação Renova esclarece que não fornece o serviço de advogados para atender aos atingidos. Alguns casos de pessoas se passando por representantes da Renova já chegaram ao nosso conhecimento e esclarecemos que isso não é verdade.

Antes de contratar o advogado, busque por informações sobre ele. É importante conferir suas qualificações, e isso pode ser feito pela internet, no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde é possível acessar um Cadastro Nacional da Advocacia. O próprio advogado, ao ser consultado, pode informar suas referências e clientes. Assim, você pode buscar e confirmar essas informações.

Caso alguém se apresente como representante da Fundação Renova, ligue para 0800 031 2303 e esclareça se a informação é verdadeira.

Este conteúdo foi útil para você?

15 comentários

Queria saber se o meu requerimento ja foi pra mesa da juiza

Responder

Olá, Adriana! Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Isso Mesmo q queria dizer se o meu requerimento foi pra mesa da juiza?

Responder

Olá, Adriana! Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Responder

Quero saber se tenho direito a receber a Indenzacao mesmo tendo recebido os 1000 reais ?

Responder

Olá, David. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema também pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento da Fundação Renova.

Responder

Tem que fazer requerimento correspondente ao honorários cobrado pela advogada?

Responder

Olá, Bruna. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Responder

Além dos 10% depositados pela Renova aos advogados, os mesmos estão cobrando + 10# por fora, isso é legal?

Responder

Olá, Manoel. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema pelo Portal do Usuário.

Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento (CIA) da Fundação Renova. Você pode também esclarecer suas dúvidas e conferir o endereço do CIA mais próximo da sua região no Fale Conosco em nosso site. Acesse: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Os 10% pagos pela renova são honorários de sucumbencia ou advocativos?

Responder

Olá, Alyne. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidos por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.