Renova Informa: Contratação de advogados para acessar o Sistema Indenizatório Simplificado

Publicado em: 16/02/2021

Sistema Indenizatório Simplificado

A Fundação Renova implementou em agosto do ano passado, por decisão da 12ª Vara Federal, este novo fluxo de indenização para categorias com dificuldade de comprovação de danos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). Localidades, valores por categoria de dano, documentação, regras e critérios foram definidos pela Justiça.

Ter um advogado, um representante legal, é obrigatório e ele não precisa ser o mesmo de ações anteriores. Você também pode ser atendido gratuitamente na Defensoria Pública do seu Estado. A plataforma só pode ser acessada pelos advogados, também por determinação da Justiça.

Quando é feito o pagamento, a Fundação Renova faz desconto máximo de 10% a título de honorários advocatícios, conforme a sentença, e não interfere, controla ou fiscaliza a negociação entre cliente e advogado.

A Fundação Renova esclarece que não fornece o serviço de advogados para atender aos atingidos. Alguns casos de pessoas se passando por representantes da Renova já chegaram ao nosso conhecimento e esclarecemos que isso não é verdade.

Antes de contratar o advogado, busque por informações sobre ele. É importante conferir suas qualificações, e isso pode ser feito pela internet, no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde é possível acessar um Cadastro Nacional da Advocacia. O próprio advogado, ao ser consultado, pode informar suas referências e clientes. Assim, você pode buscar e confirmar essas informações.

Caso alguém se apresente como representante da Fundação Renova, ligue para 0800 031 2303 e esclareça se a informação é verdadeira.