Iniciativa busca ajudar no fortalecimento dos negócios ligados à cadeia produtiva do turismo na bacia do rio Doce e no enfrentamento à pandemia
Empreendedores e trabalhadores do setor do turismo com atuação em municípios mineiros e capixabas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão terão acesso a cursos online gratuitos para fortalecer negócios locais. O objetivo é orientá-los a encontrar e construir alternativas para enfrentar o atual momento de pandemia, assim como retomar as atividades quando esse período passar.
Os cursos a distância abordarão os seguintes temas:
De forma dinâmica, o curso aborda a atividade turística, mercado, competitividade e boas práticas em Turismo. Com 4 horas de duração, o curso trabalha habilidades e competências como atitude, criatividade, resiliência, visão holística e tomada de riscos.
O curso de Comunicação e Marketing Digital inclui orientações sobre divulgação na internet, ferramentas gratuitas de pesquisa e divulgação, utilização do Google na estratégia de divulgação, tráfego pago e tráfego orgânico e Plano de Marketing Digital. Com 4 horas de duração, o curso trabalha habilidades e competências como atitude, criatividade, resiliência, planejamento e organização.
O curso de Plano de Negócios e Gestão Financeira aborda Diagnóstico, Mercado, Organização produtiva / operacional, Finanças e Gerenciamento de pessoas. Com 4 horas de duração, o curso trabalha habilidades e competências como liderança, persistência, tomada de riscos, resiliência, inovação e organização.
Cada curso terá dez videoaulas, que serão disponibilizadas por meio de uma plataforma de educação a distância durante três meses. O acesso às aulas pode ser feito por celular, computador ou tablet.
“Os cursos são oportunidades para os empreendedores realizarem capacitações, acessarem informações novas, trazê-las para dentro do empreendimento e ampliarem a visão do negócio e as formas de gestão”, diz Regiane Assis, analista do Programa de Promoção da Recuperação da Qualidade de Vida e Turismo.
A iniciativa, que faz parte do Projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo Turístico da Fundação Renova, tem como público-alvo empreendedores e funcionários de hotéis, pousadas, agências, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de produtos artesanais, ateliês e comércios nos municípios ao longo da bacia do rio Doce. Pessoas interessadas no setor também poderão se inscrever.
“Queremos alcançar os empreendedores e seus funcionários, mas as pessoas que não são da área e têm interesse em se capacitar para, futuramente, ingressar na cadeia produtiva do turismo também são bem-vindas”, afirma a analista.
Inscrições
As inscrições para os cursos estão abertas no endereço www.vianadepaula.com.br. Para assistir às aulas, o participante deve acessar o site, fazer o cadastro e preencher o formulário.
Ao longo dos três meses em que os cursos ficarão disponíveis na plataforma, o participante poderá realizar todas as capacitações ou somente aquelas que forem de seu interesse. A partir do momento em que cada curso é iniciado, o aluno terá 10 dias para assistir às aulas e ter acesso ao certificado.