PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA GOMES FREIRE É APROVADO

Publicado em: 28/11/2019

Mariana

Veja como será a praça após as obras

Como parte dos compromissos firmados pela Renova em investir 100 milhões em ações de compensação em Mariana, na segunda – feira (11/11) foi aprovado o projeto de revitalização da Praça Gomes Freire (Jardim).

A proposta considerou tanto os aspectos históricos desde a construção da praça no final do século XIX, como também a inclusão; a acessibilidade; melhoria na iluminação, no paisagismo, no mobiliário; a preservação dos lagos e ponte; além da restauração do bebedouro, coreto e busto do Gomes Freire. Confira outras intervenções:

• Ativação e realocação do bebedouro e do busto do Dr. Gomes Freire para o canteiro de flores em frente à Casa do Bispo
  • Construção de rampas de acesso à praça;
  • Construção de bancos tipo arquibancada, de frente para os comércios e bares;
  • Construção de um piso ao redor do lago inferior e reforma da ponte dos suspiros;
  • Plantio de hortênsias e rosas de Santa Terezinha nos canteiros;
  • Aumento do número de bancos de madeira.

O consenso sobre o projeto foi possível a partir da visita guiada que aconteceu no início de novembro e considerou demandas dos participantes como os comerciantes e moradores da praça e outros bairros de Mariana, representantes da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compat) e Fundação Renova. Inicialmente, algumas ideias não foram aceitas como a retirada da ponte entre os dois lagos. Dona Hebe Rôla, professora emérita da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e presidente da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, na ocasião, enfatizou a importância dessa ponte que é conhecida como ‘Ponte dos Suspiros’, ponto preferido para fotos de turistas e namorados. ‘’É a Ponte dos Suspiros mesmo. Ali, quando os namorados se desentendiam, eles iam para lá suspirarem e lavar as mágoas. Então, conversei com paisagista e expliquei para ele o significado do monumento e permaneceu a Ponte dos Suspiros, o que nos agradou muito, agradou o grupo todo, aos marianenses mesmo, os gaveteiros, como nós somos chamados’’, explica. Após os técnicos acolherem no projeto a vivência e opinião dos moradores, a ponte permanecerá e será reconstruída. Outras propostas não foram aceitas e não serão incorporadas ao projeto como a construção de bancos contínuos em volta dos lagos e a implantação de um palco em frente ao restaurante Rancho. Dona Hebe destacou a importância do acolhimento da opinião dos moradores. “Agora, é esperar que tudo dê certo, de acordo com os nossos entendimentos respeitados pela Renova. Nós ficaremos eternamente gratos, porque é importante para nós preservar esse pedacinho da nossa história”, enfatiza.

O projeto final foi aprovado em audiência pública no dia 11 de novembro. Vale lembrar que a Fundação Renova fez uma consulta prévia ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, são aguardadas as licenças do IPHAN, Compat e da Prefeitura de Mariana. Acesse o link (inserir pdf com o projeto completo) para ver as imagens ilustrativas do projeto.

Início das obras

Com as licenças, as obras terão início em 2020 com previsão de conclusão em sete meses. O investimento é uma medida compensatória prevista no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta TTAC, documento que estabelece as medidas de reparação e compensação, a exemplo da revitalização da praça solicitada pelo poder público municipal, em função dos impactos do rompimento da barragem de Fundão.

Outros investimentos foram anunciados em julho de 2019, durante a cerimônia Dia de Minas, na Carta Aberta ‘Hora de Avançar” dirigida  aos marianenses. Acesse o site da Renova e conheça todas as próximas ações.

A participação popular na definição do projeto ocorreu na audiência pública (1 de outubro), na visita guiada (3 de novembro), na audiência de aprovação (11 de novembro) e se estenderá no acompanhamento da obra.

Veja mais detalhes sobre o projeto de revitalização da praça Gomes Freire.

Quero que vcs conserte omeu nome está incorreto

Responder

Olá, Raysa. Para atualização de dados básicos, você pode entrar em contato com os Canais de Relacionamento da Fundação Renova. Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/ e envie um documento de identificação. Você também pode pedir a atualização no Centro de Informação e Atendimento (CIA) mais próximo da sua região.

Após a atualização, você pode consultar suas informações no Portal do Usuário, através do site: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Responder