Mais de 18 mil livros, mobiliários, equipamentos e jogos pedagógicos estão sendo adquiridos e serão entregues a partir do segundo semestre deste ano.

O Projeto de Incentivo à Leitura, da Fundação Renova, avança mais uma etapa com a aquisição de livros, mobiliários, equipamentos e jogos pedagógicos para bibliotecas públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os itens escolhidos pelos 32 representantes dos espaços estão sendo adquiridos este mês e serão entregues a partir do segundo semestre.

Realizado em parceria com Sapion Nova Educação, responsável pela condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional, a iniciativa vai entregar mais de 2,5 mil objetos de mobiliário (mesa, cadeira, armário, pufe, sofá etc); 1.050 equipamentos eletroeletrônicos (ar-condicionado, impressora, ventilador, bebedouro, teclado, TV, notebook, computador etc); 18.755 livros e 1.029 jogos pedagógicos.

Paralelamente às entregas, o projeto executa no mês de junho, novas ações de Capacitação, para manter a rede formada mobilizada e informada sobre o andamento do projeto. Os representantes das bibliotecas públicas beneficiadas participarão de quatro encontros on-line, nos dias 8 e 22 de junho, e 6 e 20 de julho, das 14h30 às 16h30.

As etapas anteriores

A primeira etapa do projeto foi o Percurso Participativo, que contou com 110 servidores, e foi realizado em formato on-line e dividido em três momentos: alinhamento de conceitos (gestão de bibliotecas, Política Nacional do Livro); elaboração participativa do Plano de Revitalização das bibliotecas; e ações de sustentabilidade para bibliotecas. No Cardápio de Opções foram ofertados itens, divididos em quatro categorias: acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento; capacitação dos servidores; e infraestrutura e acessibilidade.

A segunda etapa contou com a produção de um Plano de Revitalização, entregue ao gestor municipal responsável pela biblioteca pública da cidade. Cada plano foi elaborado pensando em um investimento de R$ 200 mil, para compra de itens, revitalização da infraestrutura e capacitação dos servidores.

O Projeto de Incentivo à Leitura

O Projeto de Incentivo à Leitura, parte do programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, tem por objetivo estimular a interação e a leitura a partir da utilização mais ampla e adequada das bibliotecas locais. Por meio da reestruturação das bibliotecas municipais e do reforço à capacitação de seus funcionários, o projeto contribui com o crescimento pessoal e coletivo das comunidades existentes nos municípios atingidos e seus distritos, ampliando a sua base de conhecimento e de criatividade por meio da leitura.

O projeto atende  28 bibliotecas públicas de Minas Gerais dos municípios de Aimorés, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Iapu , Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Periquito, Pingo D´Água, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga. No Espírito Santo são atendidas quatro bibliotecas dos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia.

Este conteúdo foi útil para você?

Quando vai sair lista

Responder

Olá, Felipe. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Queria que minha cidade peticipasse, sou professora e atingida pela barragem. Moro em Sem Peixe Minas Gerais uma cidade do interior de Minas . Possui apenas uma escola estadual e a nossa biblioteca atende toda a comunidade tendo alguns livros que estão muito antigos e em defasagem.

Responder

Olá, Camila. Por meio do Projeto de Incentivo à Leitura, a Fundação Renova tem como objetivo apoiar a modernização das bibliotecas públicas municipais, nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). Por meio da reestruturação das bibliotecas municipais e do reforço à capacitação de seus funcionários, o projeto contribui com o crescimento pessoal e coletivo das comunidades existentes nos municípios atingidos e seus distritos, ampliando a sua base de conhecimento e de criatividade por meio da leitura.

Nesta nova etapa, o projeto avança com a aquisição de livros, mobiliários, equipamentos e jogos pedagógicos para bibliotecas públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os itens escolhidos pelos 32 representantes dos espaços estão sendo adquiridos este mês e serão entregues a partir do segundo semestre. No município de Sem Peixe (MG), está participando do projeto a Biblioteca Pública Municipal Dona Lica.

Você pode se inteirar de todas as etapas do projeto, acessando: https://www.fundacaorenova.org/noticias/?category=projeto-de-incentivo-a-leitura.