Produtores rurais de assentamento em Tumiritinga participam de curso da Emater

Publicado em: 08/11/2019

Economia Local

Capacitação girou em torno de equipamentos para produção de cachaça de alambique

Cerca de 30 produtores rurais da Associação de Cooperação Agrícola 1º de Junho (ASCA), em Tumiritinga (MG), participaram do curso Produção de Cachaça de Alambique. Promovido pela Fundação Renova em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a capacitação gratuita aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro.

Uma das principais atividades do assentamento é a produção da cachaça “Mineira do Leste”. A atividade gera trabalho e renda, direta e indiretamente, a 65 famílias da região de Tumiritinga.

Com o curso, os produtores rurais aprenderam a operar três equipamentos obtidos através da chamada de projetos da Fundação Renova e da BrazilFoundation. Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento socioeconômico e o empreendedorismo através de organizações sociais e microempreendedores do leste mineiro e de Baixo Guandu (ES). Com os recursos do edital, as máquinas para melhoria da produção foram adquiridas.

Marlene Martins, que faz parte da ASCA, chamou atenção para como a iniciativa irá impactar o trabalho dos produtores. “Esse curso foi importante para nos capacitar para operar corretamente esses novos equipamentos e, consequentemente, promover um aumento na nossa produção, abrir novos mercados e melhorar, dessa maneira, a nossa renda”, destacou.

A Associação de Cooperação Agrícola também está recebendo uma consultoria individual da Emater. A partir dessa consultoria, os produtores estarão aptos a realizar adaptações nas instalações para atender às legislações específicas sobre produção de cachaça orgânica.

Cursos de capacitação

O curso Produção de Cachaça de Alambique faz parte da parceria entre a Fundação Renova e a Emater. A iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, no qual busca-se um desenvolvimento integrado das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Até o momento, foram realizados 23 cursos, capacitando 252 produtores rurais da bacia do Rio Doce. Além da modalidade Produção de Cachaça de Alambique, também foram ofertados cursos de Avicultura Caipira Familiar, Manejo Sanitário de Bovinos, Horticultura Comunitária, Apicultura e Fruticultura. A expectativa é que em torno de 3 mil produtores sejam contemplados, ao todo.