Fundação Renova

Agricultores do Vale do Rio Doce participam de cursos de produção de hortaliças

Publicado em: 09/09/2019

Propriedades Rurais , Uso Sustentável da Terra

As aulas foram realizadas nos municípios de São José de Goiabal e Fernandes Tourinho, em Minas Gerais, e tiveram instrução da Emater

 

Trinta e sete produtores rurais das comunidade de Messias Gomes, de São José do Goiabal (MG), e de Senhora da Penha, em Fernandes Tourinho (MG), participaram de cursos de produção de hortaliças, individual e comunitária, promovidos pela Fundação Renova em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

A iniciativa, realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, faz parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, que tem como um dos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão.

“A Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e na construção coletiva a partir da realidade. Ao aliar conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais, a ação contribui para a reinclusão produtiva e econômica”, destaca Rodrigo Bruschi, especialista socioambiental da Fundação.

Teoria e prática

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater, Georgeton Silveira. Os participantes receberam orientação sobre  a horticultura — ramo que abrange técnicas de produção e aproveitamento das hortaliças, frutos, legumes, árvores, arbustos e flores —, planejamento estratégico, tratos culturais, importância do preparo do solo, adubação e irrigação.

“O curso foi dividido em teoria e prática. Ensinamos como produzir hortas domésticas para a melhoria da alimentação das famílias dos participantes e até mesmo para a melhora financeira já que os produtos podem ser futuramente comercializados e ajudar na composição de renda”, explica Georgeton.

Novos cursos

Nos dias 10 e 11 de setembro, 15 produtores rurais da comunidade de Baixa Verde, em Dionísio (MG), também serão capacitados, dessa vez com um curso de Apicultura.

A parceria da Fundação Renova com a Emater já gerou cursos de Avicultura Caipira Familiar para 80 produtores dos municípios de Sem Peixe, Rio Casca e Naque e dos distritos de Cachoeira Escura (Belo Oriente), Pedra Corrida e Assentamento Liberdade (Periquito).

Deixe seu comentário