Gesteira celebra cultura e arte locais no Dia de Nossa Senhora da Conceição

Publicado em: 14/12/2016

Resgate de Bens

Ações contribuem para o restabelecimento da atividade turística e fomento à economia local

A comemoração do Dia de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira, distrito de Barra Longa (MG), no dia 8 de dezembro, teve muitos significados para a comunidade. Além do caráter religioso, foi uma forma de resgatar as tradições culturais e fortalecer os laços entre os moradores, que se envolveram na preparação de todos os detalhes da festa em homenagem à padroeira. Uma missa foi celebrada, com a participação do coral de Barra Longa, seguida de procissão pelas ruas do distrito, com a imagem de Nossa Senhora em um andor, enfeitado com flores.

Com o objetivo de valorizar a cultura da comunidade e dar continuidade a uma tradição, durante todo o mês de dezembro será realizada uma oficina de cestaria, que utiliza a taquara como matéria-prima, uma espécie de bambu comum na região. Nas mãos dos artesãos, a fibra se transforma em cestos, balaios, esteiras e instrumentos de pesca. A iniciativa contribui, ainda, para estimular o potencial comercial da atividade e o empreendedorismo. As duas ações receberam o apoio da Fundação Renova.

Preparativos para a festa em homenagem ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira, distrito de Barra Longa. | Foto: Fernando Helbert