Folia de Reis resgata tradição da comunidade de Paracatu de Baixo

Publicado em: 10/01/2017

Resgate de Bens

A festa foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais neste ano

A Folia de Reis de Paracatu de Baixo (MG) começou no dia 26 de dezembro de 2016 e percorreu, durante 10 dias, casas e comércios das localidades de Monsenhor Horta, Boa Vista, Cana do Reino, Campinas, Pedras, Borba, Furquim, Paracatu e Águas Claras.

A festa mantém viva a tradição de relembrar a viagem dos três reis magos ao encontro do menino Jesus. O grupo foi fundado na comunidade, em 1961, pelo morador José Patrocínio de Oliveira, conhecido como Zezinho, com o objetivo de resgatar a manifestação cultural folclórica.

O encerramento ocorreu em Águas Claras, no dia 6 de janeiro, marcando a comemoração do Dia de Reis. Os integrantes do grupo tocaram diante do presépio e todos os devotos puderam participar de uma confraternização, em que foram servidas comidas típicas como feijão tropeiro e feijoada.

Folia de Reis de Paracatu de Baixo relembra a viagem dos três reis magos ao encontro do menino Jesus. | Foto: Fernando Helbert

Há 48 anos, Zezinho, de 86 anos, é o mestre da Folia de Reis de Paracatu. Segundo ele, o evento deste ano superou as expectativas. “Ficamos muito felizes e confiantes para as próximas celebrações. Estamos bem animados com a ajuda da Renova e com todos da comunidade que nos recebem em suas casas e fazem as doações para a companhia”, ressalta.

O legado da Folia de Reis se perpetua em versos cantados, como este dedicado ao Menino Jesus, que, segundo Zezinho, é o mais bonito:

“Beija beija beija flores / Beija beija beija flores / As flores deste Presépio / As flores deste Presépio / Beija beija beija flores / Beija beija beija flores / Nossa Senhora está com nós / Nossa Senhora está com nós / E ela é aquela Santa / E ela é aquela Santa / Que é a Mãe de Jesus / Jesus é aquele Santo / Que é o Jesus Cristo verdadeiro / Para que nós adoremos / Para que nós adoremos / O Jesus Cristo verdadeiro / Perdoai nossos pecados / Somos todos pecadores”.

O grupo recebeu apoio da Fundação Renova para a logística e compra dos instrumentos musicais perdidos com o rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração, e novembro de 2015. A ação faz parte do Programa de Resgate dos Bens Imateriais da Renova.

Fundação Renova apoiou a logística do evento e contribuiu com a compra dos instrumentos musicais. | Foto: Fernando Helbert

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

No dia 06 de janeiro de 2017, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. A tradicional festa mineira se junta a outros três bens já registrados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG): Em 2004, o Modo Artesanal de Fazer o Queijo da Região do Serro. Em seguida, em 2013, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte e, por último, a Comunidade dos Arturos, em 2014.