Galileia recebe melhorias no sistema de tratamento de água

Publicado em: 23/04/2018

Gestão da Água

As obras visam ampliar e contribuir para a segurança do sistema que abastece o município

A Fundação Renova inicia, nesta terça-feira, 24 de abril, obras no sistema de captação e tratamento de água de Galileia, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. A primeira intervenção vai promover melhorias e o aparelhamento adequado do reservatório de água já existente no município. O término da revitalização do reservatório está previsto para agosto de 2018.

A nova ETA terá uma vazão de 25 litros por segundo e atenderá plenamente o município de Galileia | Foto: Nitro Imagens

Na fase de revitalização, será feita a recuperação das partes externa e interna do reservatório, urbanização da área externa, construção de aterramento, substituição de válvulas, adequação da parte elétrica e interligação com a nova adutora.

Em setembro, a Fundação Renova iniciará a segunda fase de obras em Galileia, com a construção novas captação e estação de tratamento de água (ETA), com uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), e a interligação de quatro poços já existentes. A expectativa é que todas as operações terminem em setembro de 2019.

A nova ETA terá uma vazão de 25 litros por segundo e atenderá plenamente o município de Galileia. Além disso, como captação alternativa ao rio Doce, quatro poços com vazão total de 12 litros por segundo serão interligados na rede atual.

Segundo o líder de infraestrutura da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo, as obras irão garantir que não falte água na cidade. “Essas obras visam ampliar e garantir a segurança do sistema de abastecimento de água no município de Galileia. Esta estrutura beneficiará toda a população da cidade e faz parte de um conjunto de melhorias realizadas na região”, garante Jerônimo.