Comunidade de Tumiritinga recebe sistema para diminuir a presença de sais de cálcio e magnésio na água

Publicado em: 12/04/2018

Gestão da Água

Instalação de equipamento irá proporcionar à população uma água de sabor mais próximo à sua condição natural

A comunidade de São Tomé do Rio Doce, em Tumiritinga (MG), conta, desde o início de abril, com um sistema de abrandamento da água consumida. O equipamento, implantado pela Fundação Renova, diminui a presença de sais de cálcio e magnésio na água. Apesar de o nível de sais estar abaixo dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde (222mg/l, sendo o valor permitido 500mg/), o aparelho vai proporcionar à população uma água de sabor mais próximo à sua condição natural.

O abrandador compõe o sistema de tratamento já existente no poço de São Tomé do Rio Doce, entregue pela Fundação Renova em março de 2017. Atualmente, a água retirada do local atende a 100% da população.

Alessandro Luis Jeronimo, líder de Infraestrutura da Fundação Renova na região, explicou que a medida foi tomada em resposta a uma demanda da comunidade. “A Fundação tem o compromisso de ouvir, entender e perceber as demandas das regiões atingidas. Com a instalação, o nosso objetivo foi entregar uma água de qualidade ainda melhor”, disse.

Além do abrandador, a Fundação Renova vai instalar um sistema de captação no rio Doce e construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na área, no primeiro semestre de 2019. “A construção vai assegurar a segurança hídrica da região, que terá duas fontes distintas de água: uma principal, no rio, e outra no poço tubular”, explica Jeronimo.

Atualmente, a água retirada do local atende a 100% da população da comunidade de São Tomé do Rio Doce, em Tumiritinga (MG) | Foto: divulgação

Outras ações

A Fundação Renova tem o compromisso de reduzir o risco de desabastecimento nas 24 localidades que captavam do Rio Doce e que ficaram sem água após o rompimento. Um dos objetivos do programa de Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água é descobrir qual a disponibilidade hídrica de cada uma delas e desenvolver meios de captação alternativos ao rio. Foram reformadas 14 ETAs em Barra Longa, Gesteira, Governador Valadares, Tumiritinga e Galileia, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo, e uma foi construída em Belo Oriente/Cachoeira Escura.

Em Governador Valadares (MG), uma adutora no Rio CorrenteGrande, localizado na divisa do município com Periquito (MG), está sendo implantada em parceria com a prefeitura da cidade. Com extensão de 35 quilômetros, a obra terá um investimento aproximado de R$ 155 milhões e tem o potencial de gerar 770 empregos (diretos e indiretos).