Fundação Renova monitora e presta assistência técnica às ETAs de nove municípios

Publicado em: 23/03/2017

Monitoramento da Água

Ações contribuem para que a água distribuída atenda aos parâmetros de potabilidade

As obras de infraestrutura feitas em 16 Estações de Tratamento de Água (ETAs), em Minas Gerais e no Espírito Santo, e as ações preventivas durante o período chuvoso possibilitaram que a água distribuída para a população passasse a atender aos parâmetros de potabilidade estipulados pela Portaria de Potabilidade 2914/2011, do Ministério da Saúde.

Os trabalhos envolvem, dentre outros, a melhoria nos leitos filtrantes, na segurança das ETAs, como a instalação de corrimão e proteção nos sistemas de dosagem e aplicação de produtos químicos, além de tanques pipa. Para o coordenador técnico do Programa de Melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água, em Colatina (ES), Diógenes Nascimento Rosa, a sensação é de dever cumprido. “Estamos deixando um legado para as pessoas e para as próximas administrações, pois conseguimos contribuir para melhorar alguns processos em relação ao abastecimento de água à população”, conta.

As obras de melhoria nas ETAs contribuem para a qualidade da água distribuída à população. | Foto: Divulgação

MONITORAMENTO CONSTANTE

O monitoramento da qualidade da água tratada pelas estações é realizado com frequência. O foco é verificar a presença de ferro, alumínio e manganês, metais que fazem parte da composição do rejeito e poderiam ter um impacto maior na qualidade da água, após o rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação Renova monitora e presta assistência técnica nas ETAs de nove municípios:

• Cachoeira Escura (MG) – 1 ETA
• Pedra Corrida (MG) – 1 ETA