PRODUTORES RURAIS CONHECEM EDITAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

Publicado em: 12/07/2018

Recuperação ambiental

Mais de 100 produtores se inscreveram no edital durante oficinas realizadas em Minas e no Espírito Santo

Entre os dias 25 e 29 de junho, a Fundação Renova percorreu diversas cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo apresentando o edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais dessas regiões. O objetivo foi divulgar a ferramenta, que vai remunerar os proprietários que promoverem ações de recuperação ambiental.

Cerca de 110 produtores rurais compareceram aos encontros | Foto: Divulgação

As reuniões foram realizadas nos municípios contemplados pelo edital: Coimbra, Periquito, Galileia e Governador Valadares, em Minas Gerais; Pancas, Marilândia e Colatina, no Espírito Santo. Cerca de 110 produtores rurais compareceram aos encontros, sendo que 102 deles se inscreveram no edital, que está aberto no site da Fundação Renova até o dia 25 de julho.

Felipe Drummond, responsável pelo projeto dentro do programa de Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova, disse que as reuniões foram importantes para explicar aos produtores o que é o PSA, além de tirar dúvidas. “Os encontros foram essenciais para mostrar como a conservação de uma única nascente, por exemplo, pode impactar na quantidade e na qualidade da água de um rio”, afirma.

Pagamento por Serviços Ambientais

Previsto no Código Florestal Brasileiro, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento adotado pela Fundação Renova para remunerar os produtores rurais que restaurarem nascentes e outras Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas nas suas propriedades. O incentivo pode chegar a R$ 252,00 por hectare/ano.

Os proprietários interessados em aderir ao programa podem fazer a inscrição no site da Fundação Renova até o dia 25 de julho.