Cortinas antiturbidez são estratégia preventiva para a qualidade da água

Publicado em: 10/02/2017

Período Chuvoso

Iniciativa faz parte do Plano de Ações Para o Período Chuvoso

A Fundação Renova monitora constantemente os índices de qualidade da água ao longo do rio Doce. Caso a turbidez na região de Baixo Guandu (ES) supere o limite de 5 mil NTU – unidade matemática utilizada na medição da turbidez -, a entidade possui um recurso importante para minimizar os impactos na fauna localizada na foz do Doce: são as cortinas antiturbidez. O valor máximo foi estabelecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema-ES).

Os dispositivos, previstos no plano de contingência para o período chuvoso, funcionam como uma barreira, com 1,5 quilômetro de extensão, que impedem a passagem de partículas, por meio da filtragem feita pelo tecido. Se for necessária, a instalação completa das cortinas será feita em apenas 96 horas na região da foz do rio Doce, local estratégico para a proteção de espécies. O material já está disponível e pode ser usado a qualquer momento.

As cortinas são compostas por tecidos com trama de poliéster, que é antioxidante e antifúngica. | Foto: Divulgação