Fundação Renova

Confira as novidades das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo

Publicado em: 26/07/2022

Reassentamentos , Território Mariana

A nova edição dos Informes dos Reassentamentos está disponível com informações atualizadas sobre as obras e atividades para os moradores

O empreendedorismo está sendo estimulado em jovens dos reassentamentos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Familiar e Pecúnia de Mariana e Barra Longa. O projeto Brota! está oferecendo treinamentos, mentorias e consultorias para 22 moradores de 15 a 29 anos, com o objetivo de transformar a realidade das comunidades a partir de ideias inovadoras. Realizada pela Fundação Renova, em parceria com o IEBT, a iniciativa vai promover o desenvolvimento de ações voltadas aos negócios, contribuindo com a economia local.

Uma pesquisa realizada entre maio e junho de 2020 mostrou um desejo dos jovens das comunidades de terem o próprio negócio. De acordo com a consultora da IEBT, Luiza Freire, “O Brota! vai trabalhar habilidades essenciais para o profissional do futuro que quer abrir novos negócios e estimular parcerias entre os empreendedores”.

Bento Rodrigues

A Fundação Renova, em cooperação com a Unesco, está desenvolvendo ações de socialização e valorização da cultura. Em maio, a escola do reassentamento recebeu a Festa da Família, evento anual de confraternização da escola da comunidade. Cerca de 300 pessoas participaram de teatro, danças e oficinas organizadas pelos alunos, professores e funcionários. 

Uma roda de viola caipira e violão promoveu o encontro de 40 pessoas para tocar, cantar e dançar antigas modas sertanejas. Zezinho Café conta que esteve com amigos que não via há mais de quatro meses. Não tem coisa melhor do que reencontrar pessoas especiais para poder bater um papo, com uma viola.” 

E as obras seguem avançando. Confira, em números, o andamento do reassentamento até o momento. 

Clique aqui para obter mais informações, na última edição do Informe do Reassentamento.

Em Mariana, cursos e capacitações estão sendo promovidos na Casa dos Saberes. Com vagas para oficinas de dança, artesanato, costura e musicalização, as atividades permitem trocas de conhecimento de maneira divertida entre a comunidade. A restauração da Casa da Banda, em Monsenhor Horta, foi concluída. O Museu Escola Sociedade Musical São Caetano vai abrigar partituras, fotos e cartas, além de oferecer cursos de capacitação musical.

Paracatu de Baixo 

As obras no reassentamento estão em andamento, com mais de 1700 colaboradores em campo. O objetivo é acelerar a construção das casas para que, em breve, as famílias possam começar a se mudar. Confira como estão as obras e clique aqui para ler as notícias atualizadas no Informe do Reassentamento. 

Acesse também o Tour Virtual e acompanhe as obras em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo: https://www.fundacaorenova.org/reassentamentos/ 

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário