Cidade de Mariana recebe a primeira oficina do Projeto Plantando Pelo Planeta

Publicado em: 20/06/2017

Educação

O objetivo é a formação de Jovens e crianças para se tornarem e atuarem como “Embaixadores da Justiça Climática”

Crianças e jovens de Mariana, Minas Gerais, participaram da primeira oficina do projeto Plantando Pelo Planeta, no dia 26 de maio. O objetivo foi capacitá-los para se tornarem e atuarem como “Embaixadores da Justiça Climática”.

As oficinas são uma parceria entre a Fundação Renova, a Prefeitura de Mariana e o Plant for the Planet. Nesses encontros, os jovens discutem sobre mudanças climáticas, plantio de árvores e desenvolvem projetos de cunho social e ambiental. Além disso, eles são capacitados a mobilizar, articular e buscar soluções coletivas para melhorar o meio em que vivem. A ideia é que eles consigam sensibilizar outros jovens para a importância de cuidar do planeta, incluindo os benefícios do plantio de árvores para a redução de CO2.

Aos 17 anos, Pedro Chaves, é um dos oito jovens defensores do planeta que receberam o certificado de “Embaixadores da Justiça Climática”. “É um projeto muito legal, que busca a preservação da vida. A nossa missão é levar a mensagem de que devemos preservar o meio em que vivemos para as futuras gerações, com plantio de árvores. A crianças serão as grandes percussoras do projeto, vamos mostra-las a importância de a cidade cuidar do verde”.

Projeto Plantando Pelo Planeta reúne crianças e jovens pela preservação ambiental. | Foto: Divulgação

PLANTANDO PELO PLANETA

O projeto Plantando Pelo Planeta começou em 2007, na Alemanha, e veio para o Brasil em 2017. Mariana é a primeira cidade de Minas a recebê-lo e a ideia é levá-lo para outras cidades, tendo em vista alcançarmos a ambiciosa meta de plantar 1 milhão de mudas de árvores nativas ao longo do trajeto impactado pelo rompimento da barragem de Fundão.

A iniciativa começou com Felix Finkbeiner, de 9 anos, inspirado em Wangari Maathai, que plantou 30 milhões de árvores na África em 30 anos. A partir do exemplo, Félix pensou que as crianças poderiam plantar um milhão de árvores em todos os países. De lá para cá, já são mais de mais 63 mil Embaixadores da Justiça Climática, entre os 9 e os 12 anos, que compartilham seu conhecimento sobre preservação do meio ambiente.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Fundação Renova participou de um evento promovido pela Prefeitura de Mariana, na Praça Gomes Freire. Um espaço foi montado pela equipe de Educação Ambiental, onde as pessoas puderam esclarecer dúvidas e inscrever crianças e jovens interessados em fazer parte do projeto Plantando Pelo Planeta. As oito crianças e jovens, que foram capacitados no dia 26 de maio, auxiliaram na mobilização.