Acordo viabiliza o início das indenizações individuais aos atingidos de Mariana

Publicado em: 03/10/2018

Indenizações

Em audiência realizada ontem, 2/10, foi homologado pelo Ministério Público o acordo para o pagamento de indenização aos atingidos

O acordo que possibilita o pagamento de indenização aos atingidos de Mariana (MG) foi homologado ontem em uma audiência no Fórum do município. O acordo foi firmado com o Ministério Público, tendo a participação dos atingidos, acompanhados da Assessoria Técnica Cáritas, e da Defensoria Pública, permitindo que cada um dos atingidos possa se reunir com a Fundação Renova para negociar a sua proposta de indenização individual.

O acordo firmado entre a Fundação Renova e o Ministério Público permite que cada atingido possa negociar sua indenização individual. | Foto: Nitro Imagens

Em 2016, foram feitas reuniões de levantamento de danos entre Barra Longa e Linhares para a construção da Matriz de Danos, praticada pela Fundação. A proposta do cadastro integrado segue nos municípios de Barra Longa até a Foz do rio Doce, com exceção de Mariana (Bento Rodrigues), que pediu que o modelo apresentado fosse reformulado.

Ao longo de 2017, foram feitas outras reuniões com representantes dos atingidos de Bento, Cáritas e Ministério Público para a definição do modelo de cadastro a ser aplicado para os moradores da região.

Em 18 de outubro de 2017, uma Ação Civil Pública decidiu, por solicitação dos atingidos, que o cadastro em Mariana fosse conduzido pela Cáritas. Atualmente, a Fundação acompanha a aplicação do formulário 1 do cadastro e arca com a logística e a infraestrutura para a realização do cadastramento.

Até o momento, mais de 7.000 famílias cadastradas de Barra Longa até a Foz receberam suas indenizações finais.