Fundação Renova inicia ações de prevenção no rio Doce

Publicado em: 28/12/2016 Meio Ambiente

Plano para o Período Chuvoso prevê Centrais de Monitoramento 24 horas

A Fundação Renova estruturou uma série de ações para atuar preventivamente e em situações de emergência, minimizando possíveis consequências mapeadas para o período chuvoso na Bacia do Rio Doce. Trata-se do Plano para o Período Chuvoso, resultado da parceria entre a Fundação Renova, o poder público e a Defesa Civil.

Os centros de comando são divididos por territórios ao longo da Bacia nas localidades mineiras de Mariana, Barra Longa e Governador Valadares, e no Espírito Santo, em Colatina. São 39 pontos de controle que contam com uma equipe de 155 profissionais capacitados que irão atuar de forma integrada com as Defesas Civis em diversas frentes, inclusive com a disponibilização de recursos específicos onde a Renova estiver atuando.

Atualmente está em funcionamento um sistema com capacidade de alertar a população em caso de emergência que, somado a um conjunto de ações como o monitoramento 24 horas das barragens e a instalação de sirenes nas localidades, proporciona uma atuação ágil e pró ativa no atendimento das comunidades. A Defesa Civil é a instituição   responsável por direcionar as iniciativas de preservação e restabelecimento social em situações emergenciais.

O Plano para o Período Chuvoso está disponível no site da Fundação Renova: http://www.fundacaorenova.org/periodo-chuvoso/

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rede Comunicação