Reassentamentos

O programa de reassentamento da Fundação Renova atende a 557 famílias que perderam suas casas com o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG). A maior parte delas participa dos reassentamentos coletivos, voltados para os moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), e Gesteira, em Barra Longa (MG).

A partir de 2023, os reassentamentos coletivos começam a oferecer condições para que a comunidade restabeleça sua vida social, econômica e cultural. A retomada desses espaços é muito esperada, inclusive pela forma participativa em que o projeto foi desenvolvido, envolvendo toda a comunidade, o que torna este modelo único no mundo.

Esta página traz um panorama geral da construção da infraestrutura, das moradias e dos bens coletivos, desde o planejamento inicial até o apoio para a retomada econômica.

Os novos distritos foram desenhados com a participação constante de seus moradores. Do projeto à construção, as casas foram feitas considerando as necessidades e expectativas de cada família, com uma prática acolhedora e de escuta ativa dos projetistas.

Durante o processo, a comunidade recebeu apoio para a manutenção de seus laços afetivos e culturais para que, com a entrega dos novos distritos, seja dado um novo sentido aos seus modos de viver, amparados pelas relações sociais e afetivas dos grupos, em seus hábitos e tradições.

Todos os distritos foram planejados seguindo as normas da legislação urbana e do cuidado com o meio ambiente. Além disso, tecnologia, sustentabilidade e cooperação da comunidade foram alguns dos princípios norteadores deste projeto.

As estruturas para os serviços públicos essenciais estão prontas e agora serão oficialmente entregues à Prefeitura de Mariana para que sejam geridas por ela.

A expectativa é que, no primeiro trimestre de 2023, as novas comunidades de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues estejam aptas para receber os futuros moradores e com os serviços públicos essenciais em funcionamento.

Ferramentas
  • Alternar Mapa Alternar Mapa
  • Alternar Galeria Alternar Galeria
  • Introdução Introdução
  • Pequeno Planeta Pequeno Planeta
  • Tela Cheia Tela Cheia

Acompanhe por aqui o andamento das obras dos novos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana (MG). As imagens são atualizadas semanalmente.

Vire a tela ao usar o celular Vire a tela ao usar o celular.

Acesse a visão inicial do tour Acesse a visão inicial do tour.

Saiba mais sobre cada local Saiba mais sobre cada local.

Navegue pelos botões ou abra o mapa auxiliar Navegue pelos botões ou abra o mapa auxiliar.