Reassentamentos

O reassentamento das famílias que perderam suas casas pela passagem do rejeito, após o rompimento da barragem de Fundão, tem como missão restabelecer os modos de vida e a organização das comunidades que perderam suas casas pela passagem do rejeito – os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana; Gesteira, em Barra Longa; e as comunidades rurais dos respectivos municípios. Seu principal objetivo é garantir que as moradias e as áreas onde estarão e os equipamentos públicos atendam às necessidades levantadas pelos moradores, preservando seus hábitos, suas relações de vizinhança e as tradições culturais e religiosas.

Elaborado com a participação ativa dos moradores, o projeto dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), se assemelha à construção de cidades  e ganha forma nas primeiras casas sendo concluídas, nas ruas pavimentadas, bens coletivos em etapa final, vias iluminadas e obras de infraestrutura avançadas. Em Gesteira, o projeto conceitual foi concluído. Até que as vilas e as propriedades sejam reconstruídas, todos têm o direito à moradia garantido pela Fundação Renova, na região de Mariana e Barra Longa.

O reassentamento familiar é a opção para os atingidos que perderam suas casas, mas querem viver fora dos reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo ou Gesteira. Também fazem parte das ações de reparação a reconstrução de moradias de famílias da zona rural de Mariana e de Barra Longa. O trabalho contempla a restituição do direito à moradia adequada, retomada das atividades produtivas e acesso a infraestrutura e aos bens coletivos das comunidades.

Jogos online reassentamento

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, as visitas e o acompanhamento da evolução dos reassentamentos por parte das famílias atingidas estão restritos. Como é de extrema importância que as famílias acompanhem todos os passos das obras e, ainda sim, mantenham as precauções estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde para o combate à Covid-19, criamos um teste lúdico para que você saiba um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter em relação ao novo coronavírus. Frequentemente, vamos disponibilizar uma atividade lúdica relacionada aos avanços dos Reassentamentos, cuidados com a saúde, moradias temporárias e demais informações importantes para você e sua família.

Clique e teste seus conhecimentos