Reassentamentos

O reassentamento das famílias que perderam suas casas pela passagem do rejeito, após o rompimento da barragem de Fundão, tem como missão restabelecer os modos de vida e a organização das comunidades. Desde o rompimento, ações emergenciais foram realizadas, como auxílio financeiro, moradias temporárias para as famílias atingidas e atendimentos de saúde e psicossociais.

O protagonismo das comunidades atingidas é o grande norteador da reconstrução dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), de Gesteira, em Barra Longa (MG), e das zonas rurais desses municípios. Esse trabalho envolve planejamento, conceitos urbanísticos, aprovação de projetos, adequação a desafios dos terrenos, desenho de cada casa de acordo com o desejo da família, instalação de bens coletivos e aprovação de cada projeto na prefeitura, entre outras etapas. Por parte do poder público, também há necessidade de desenvolver e aprovar legislações relacionadas à construção dos novos núcleos urbanos.