Fundação Renova

Edital de Meliponicultura
Foz do Rio Doce


SOBRE O EDITAL

O Edital de Chamamento Meliponicultura Foz do Rio Doce irá implementar um projeto de geração de renda nas comunidades de Regência, Povoação, Areal, Entre Rios e Degredo, em Linhares (ES), por meio da criação de abelhas sem ferrão.

Com o apoio financeiro da Fundação Renova, o Edital representa a continuidade de uma ação da área de economia e inovação da Fundação Renova na região, que começou em 2018, apoiando 36 famílias que se dedicam à criação de abelhas e produção de mel. Com a implementação do projeto, 80 famílias indiretamente ou diretamente impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão deverão ser atendidas em cumprimento ao Programa 18, descrito nas cláusulas 129 e 130 do TTAC. O total de recursos financeiros destinado a esse Edital é de R$ 1.329.800,00.

SOBRE A MELIPONICULTURA E O IMPACTO SOCIOECONÔMICO

A meliponicultura trata da criação de abelhas sem ferrão para a produção de mel, pólen e própolis, além de outras substâncias. Em 2004, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) emitiu a Resolução 346, que trata sobre a criação racional de abelhas no país. No Brasil, há 240 espécies de abelhas silvestres sem ferrão.

O clima tropical na região da Foz do rio Doce é favorável para a prática. Além disso, a facilidade de manejo das abelhas e seu valor agregado ligado ao manejo do mel são atrativos para a prática da atividade. A criação das abelhas pode ser realizada em jardins e até em áreas urbanas, já que as abelhas não oferecem risco.

Cronograma

O Edital será dividido em dois ciclos. O Ciclo 1 cuidará de planos estratégicos de multiplicação de abelhas nativas sem ferrão e assessoria técnica para diversificação da produção e organização da cadeia produtiva. Já o Ciclo 2 terá enfoque no processamento, beneficiamento e prospecção do mercado do mel, pólen e outros produtos derivados da criação de abelhas.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 23 de dezembro a 28 de fevereiro de 2021, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Renova. As propostas apresentadas deverão ser integralmente enviadas por meio eletrônico, contendo toda a documentação exigida.

Ciclo 1

Ciclo 2

Deixe seu comentário