Fundação Renova

Convocação “Rede de Sementes e Mudas da bacia do rio Doce”


Edital para divulgar e mobilizar interessados em fazer parte da Rede nas atividades de coleta de sementes e/ou produção de mudas

A REDE DE SEMENTES

A Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce é uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com Centro de Pesquisas do Nordeste – CEPAN (coordenador técnico), com a colaboração da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, da Associação Rede de Sementes do Xingu – ARSX e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares, para promover a reparação e a compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana, em 2015. 

As redes de sementes e mudas têm o papel estratégico de mobilizar atores sociais envolvidos dentro das atividades de coleta de sementes e produção de mudas, gerando oportunidades econômicas para o atendimento das demandas de restauração florestal. De maneira adicional, o projeto pretende trabalhar a figura do coletor de sementes, apresentando mais uma possível atividade laboral para os futuros integrantes da rede, e consolidar na Bacia do Rio Doce mais uma opção de metodologia de recuperação de áreas degradadas que é a semeadura direta, a qual possui o potencial de redução de custos e ganho de escala para a restauração florestal. 

O projeto ajudará no alcance da missão de restaurar 5 mil nascentes e 40 mil hectares de APPs, sendo inserido especialmente nas áreas onde estão sendo desenvolvidos os Programa de Recuperação de Nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica da Fundação Renova. Com a grande demanda de sementes e mudas para esses programas, visando recuperar a bacia do rio Doce, esse projeto tem o objetivo de criar e incubar uma rede que movimente a cadeia de fornecimento de sementes e mudas de forma que a Fundação Renova possa sair do cenário após o processo de recuperação e deixar essa iniciativa como um legado. A proposta é que a Rede possa vender sementes não só para a Fundação Renova, mas, também, para compradores de outros Estados do Brasil com abrangência do bioma Mata Atlântica e fitofisionomias associadas.

SOBRE O EDITAL

O objetivo deste edital é divulgar e mobilizar interessados na região, que queiram se candidatar a fazer parte da Rede nas atividades de coleta de sementes e/ou produção de mudas.  As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 31 de julho de 2020. 

Para participar, o interessado deverá enviar a ficha de inscrição preenchida (individual, caso seja pessoa física, ou em grupo, caso seja uma associação, cooperativa ou grupo informal interessado em ingressar) para o CEPAN, via e-mail cepan@cepan.org.br ou via postal Rua Prudente de Moraes, 616, Centro Governador Valadares/MG, CEP: 35020-460. 

O número de ingressantes será determinado por meio da relação de oferta e demanda de sementes e mudas estabelecida anualmente. A primeira chamada está prevista para abril de 2020, com chamadas subsequentes em 2021 e 2022, de acordo com a demanda e a ordem da lista de espera.

Poderão se inscrever para fazer parte da Rede nas atividades de coleta de sementes e também na produção de mudas pessoas ou grupos formalizados em associações, cooperativas, ou outro tipo de organização local, que tenha CNPJ ou não. 

A prioridade é para aqueles interessados que estejam localizados na área de abrangência da bacia do Rio Doce e que tenham um mínimo de conhecimento das espécies nativas da região e proximidades. Além disso, o interessado deverá ter disponibilidade para participar de capacitações oficinas, reuniões, intercâmbios e cumprir as atividades propostas para o seu credenciamento e também participar de forma ativa das atividades da Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce. 

ENTIDADES RESPONSÁVEIS

Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

CEPAN

É uma associação de direito privado, de caráter conservacionista - ambiental, social e cultural -, sem fins econômicos, fundada no ano 2000 por professores-pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE interessados em promover e apoiar a defesa, preservação, conservação do meio ambiente, além da promoção do desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros, gerando e divulgando soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de recursos humanos e diálogo com a sociedade. www.cepan.org.br

Deixe seu comentário