São José do Goiabal (MG) poderá começar as obras de saneamento

Publicado em: 23/04/2019

Gestão da Água

Os repasses para o município começaram em abril, com autorização do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

São José do Goiabal, no colar metropolitano do Vale do Aço (MG), foi o primeiro dos 39 municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão a receber a autorização para dar início às obras de saneamento com os recursos do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos, da Fundação Renova.

O Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos vai desembolsar, ao todo, R$ 500 milhões nos 39 municípios impactados. | Foto: Nitro Imagens

O prefeito José Roberto Gariff Guimarães disse que o município já recebeu a verba para a conclusão da concepção do projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário da sede. “Estamos muito satisfeitos porque esse recurso vai promover um impacto ambiental bastante positivo. Essas obras serão de enorme relevância para o nosso município”, afirma. Um novo aporte, de cerca de R$ 5 milhões, será investido em novos projetos e obras de esgotamento e destinação de resíduos sólidos.

Ainda segundo ele, a expectativa é começar as obras o mais breve possível. “Já temos uma Usina de Reciclagem de Lixo e uma Estação de Tratamento de Esgoto, que estava obsoleta. A nossa intenção é dar início às obras ainda em abril, com expectativa de concluir tudo em até um ano”, diz Guimarães. Com o valor, o prefeito espera ser possível sanear 95% de todo o município.

Programa de saneamento básico

Segundo o Comitê da Bacia do Rio Doce (CBH-Doce), 80% do esgoto doméstico gerado pelos municípios ao longo da bacia seguem diretamente para o rio, sem nenhum tratamento, poluindo os cursos d’água e causando um forte impacto negativo sobre a saúde da população. Ao mesmo tempo, praticamente todo o resíduo sólido coletado vai parar em lixões, contaminando as águas subterrâneas e o meio ambiente.

O Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos é fundamental para a revitalização do rio Doce, que sofre esse processo de degradação mesmo antes do rompimento da barragem de Fundão. Ao todo, a Fundação Renova desembolsará R$ 500 milhões nos 39 municípios banhados pelo Doce e pelos trechos impactados dos rios Gualaxo do Norte e Carmo, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

Além de disponibilizar recursos, a Fundação Renova realiza oficinas de capacitação e serviços de apoio técnico, que vão desde a licitação, passando por projetos, obras e gestão. “O programa é muito importante para a região. Há muitos benefícios com a coleta e tratamento de esgoto, além de destinação adequada dos resíduos sólidos, que levam à melhoria da qualidade de vida, da saúde, inclusive redução de doenças. Sem falar da preservação dos recursos hídricos, que também passa a acontecer”, destaca Bruna Buldrini, líder do Programa Socioambiental – Saneamento.

Bruna ressalta ainda que a liberação das parcelas do recurso está condicionada à adequada execução da obra, que será vistoriada antes de cada repasse. A Prefeitura de São José de Goiabal cumpriu as etapas do processo licitatório até a elaboração do projeto e está apta a dar continuidade à execução da obra.

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) são os agentes financeiros responsáveis pelos repasses aos municípios, conforme o cronograma dos projetos de cada localidade.