Projeto Douradinho, no Doce, chega à etapa final da programação de 2017

Publicado em: 19/10/2017

Educação Ambiental

O autor do livro infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, Thiago Cascabulho, e o Coletivo teatral Sala Preta se apresentarão para estudantes e comunidades atendidas pelo projeto

Desde fevereiro, mais de 3.700 alunos das cidades de Governador Valadares, Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Ipatinga e Rio Doce, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo, participam das ações do Projeto Douradinho. Agora, o projeto fecha sua programação de 2017 com apresentações – nas escolas participantes – do autor do livro infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, Thiago Cascabulho, e do espetáculo teatral O Cascudo Douradinho, do Coletivo teatral Sala Preta, em espaços públicos, abertos para toda a comunidade.

O Projeto Douradinho é um programa cultural de incentivo à leitura e educação ambiental que tem como objetivo a preservação e recuperação dos rios e matas ciliares | Foto: Divulgação

O Projeto Douradinho é um programa cultural de incentivo à leitura e educação ambiental que tem como objetivo a preservação e recuperação dos rios e matas ciliares. Seu embaixador é o peixe cascudo Douradinho, personagem do livro infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, de Thiago Cascabulho. Na região do Rio Doce, o programa é realizado pelo Instituto Pelo Bem do Planeta, organização não governamental de Governador Valadares, com a parceria da Fundação Renova e patrocínio da Brazil Foundation e  Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA).

Em 2017, o Instituto pelo Bem do Planeta e a Fundação Renova se uniram para ajudar o Projeto Douradinho a crescer na região do Rio Doce. Contando com a adesão das secretarias e superintendências de ensino dos 7 municípios, esta união proporcionou a distribuição do livro “Amiga Lata, Amigo Rio” para as escolas participantes e a formação dos educadoras. O objetivo é sensibilizar e empoderar a comunidade escolar para se tornar mobilizadora de ações ambientais em casa e na comunidade. “O protagonista deste projeto é o educador, que chamamos de padrinho. Ele ensina aos alunos a importância de cuidar dos rios e do meio ambiente. Essas crianças voltam para casa e repassam esses conhecimentos para suas comunidades.”, diz Kívia Cruz, analista das ações de educação ambiental da Fundação Renova.

O projeto propõe um olhar de valorização da água. Por meio da leitura e debate do livro, e da realização da gincana Play the Call, incentiva crianças a se tornarem mobilizadoras de ações transformadoras.

“Em 2016 o Projeto Douradinho no Doce foi realizado apenas em Governador Valadares  com muito sucesso. Crescemos bastante em 2017. Em breve vou ver de perto o trabalho maravilhoso que as escolas de Minas e Espírito Santo produziram ao longo do ano”, diz o autor Thiago Cascabulho.

O Projeto Douradinho vai até o dia 05 de novembro. Qualquer escola do Brasil pode participar pelo site, baixando gratuitamente o livro e o audiolivro “Amiga Lata, Amigo Rio” e realizando as atividades das etapas 1 e 2 do programa.

“O Projeto Douradinho tem 16 anos de história. Nossa missão é continuar percorrendo o Brasil com boa literatura, incentivando para que alunos e professores pensem, sintam e ajam em defesa dos rios”, diz Ricardo Abrahão, Presidente do Instituto Pelo Bem do Planeta.

Dia 19 de outubro – QUINTA

Visita do autor em Mariana