Primeiros alunos dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Renova se formam em Mariana

Publicado em: 21/12/2017

Para garantir que os recursos investidos no processo de reparação fiquem nas cidades atingidas e sejam revertidos em desenvolvimento econômico, uma das premissas da Fundação Renova é a priorização da contratação de mão de obra local. A meta é que estes profissionais ocupem sempre mais de 60% da força de trabalho da Renova.

Para isso, cursos de qualificação profissional estão sendo promovidos ao longo da bacia do Rio Doce, com o objetivo de capacitar 3.500 profissionais até 2020. Em Mariana (MG), os cursos são oferecidos em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Sistema Fiemg. A primeira turma, da área de construção civil, formou-se no dia 21 de dezembro e conta com 27 profissionais, sendo 11 pedreiros de alvenaria e 16 pedreiros de infraestrutura.

A primeira turma, do curso da área de construção civil, formou 27 profissionais. | Foto: Divulgação

A jovem Marciliana dos Santos Tomaz, de 27 anos, quer ser pedreira. Ao lado do filho e do marido, Marciliana é a única mulher da turma e já faz planos para o futuro. “Gostei bastante do curso, aprendi técnicas e poderei mexer na minha casa, que está em construção”, disse

Os cursos foram realizados pelo SENAI-Mariana e tiveram carga horária de 200 horas, com duração de cerca de dois meses. A idade mínima para participação foi de 18 anos.

Para o líder das ações de Estímulo à Contratação Local, Paulo Rocha, a iniciativa irá contribuir para que as ações de reparação geridas pela Renova sejam executadas com qualidade. “A Fundação Renova tem o compromisso com o desenvolvimento das localidades e isso passa pela geração de emprego. Em Mariana, especificamente, esta qualificação é ainda mais importante, dado o volume e a importância do trabalho a ser feito na região e a necessidade de amenizar os impactos econômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.”

O pedreiro Marison Henrique Santana, de 30 anos, diz que a construção civil é uma área promissora, mas o profissional tem que estar antenado ao mercado. “A cidade precisava qualificar a mão de obra local para disputar vaga no mercado. Hoje, além da experiência na carteira, é preciso qualificação. A oportunidade que a Renova ofereceu é algo que valeu a pena agarrar.”

Para a gerente do Senai, Danubia de Carvalho, a construção civil é um mercado em crescimento. “Já passamos por crises no país, mas o setor não sente declínio expressivo como em outras áreas. Além disso, para profissão de pedreiro, que geralmente passa de pai para filho, essa é uma oportunidade única de aprender as técnicas neste curso que tem o apoio da Renova”, afirmou.

O processo de qualificação profissional começou em 2017 e segue em 2018, com novos cursos voltados para a demanda de reassentamento. Serão capacitados marceneiros, eletricistas e pedreiros, além de profissionais de restauração ambiental.