ORIENTAÇÕES PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA ESTÃO EM CARTILHA DESENVOLVIDA PELA FUNDAÇÃO RENOVA

Publicado em: 27/03/2023

Imposto de Renda

Informe de Rendimentos com os valores pagos pela Fundação Renova em 2022 foi enviado pelos Correios, e a declaração precisa ser feita até o dia 31 de maio

A Fundação Renova elaborou uma cartilha para orientar os atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG) sobre como lançar os valores pagos pela instituição, em 2020, na declaração do Imposto de Renda. Aqueles que se enquadram nos critérios da Receita Federal para fazer a declaração têm até o dia 31 de maio para prestar contas. Para acessar a cartilha, clique aqui.

O Informe de Rendimentos, que reúne dados referentes a danos morais e materiais, Lucro Cessante, Auxílio Financeiro Emergencial e pagamentos feitos pelo Sistema Indenizatório Simplificado, foi encaminhado pelos Correios e também pode ser obtido no Portal do Usuário, no site da Fundação Renova.

Os valores pagos pela Renova em 2022, contidos no documento, devem ser informados na declaração. O atingido que não receber seu Informe pelos Correios ou por e-mail, ou tiver dificuldades de acessar o Portal do Usuário, deve ligar para o telefone 0800 031 2303. Nesse caso, é importante entrar em contato com a Fundação Renova para atualização do endereço.

11 comentários

Bom dia porque este ano não tivemos valores a receber sendo que em 2022 todos os atingidos tiveram a devolução mim explica aí por favor

Responder

Olá, Selma. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento (CIA) da Fundação Renova. Você pode também esclarecer suas dúvidas e conferir o endereço do CIA mais próximo da sua região no Fale Conosco em nosso site. Acesse: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

O meu imposto de renda ainda não chegou nem nó correio e nem no portal e já pedir pra mandar tbm no meu e-mail luizoctaviocauscosta@gmail.com e nada de chegar

Responder

Olá, Aline. Caso não receba seu informe em casa e não consiga acessá-lo via Portal do Usuário, o requerente pode ligar para 0800 031 2303, ou procurar um Centro de Informação e Atendimento (CIA). Para informações sobre a localização do cia mais próximo a você, acesse https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Boa tarde, já tentei entrar no portal do usuário com minha senha (não consegui), tentei mudar a senha (não consegui), liguei para o 0800, gerei protocolo e até agora não recebi o informe de rendimentos. Como conseguir esses dados, já que são necessários para a declaração do Imposto de Renda?

Responder

Olá, Ângela. Além do telefone, você também pode entrar em contato em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/. É papel dos Canais de Atendimento te acolher e eles estão à disposição para que você possa sanar as dúvidas, registrar suas demandas e acompanhar o tratamento de suas solicitações.
    Além disso, prezamos por preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Responder

Como não recebi pelo Correios e nem por email, Fiz a solicitação pelo fale conosco em março de 2023 e novamente 18 de maio, mesmo assim, sem sucesso. . Pelo portal também não consegui. Poderiam me enviar o link de onde extrai o Informe de Rendimentos.

Onde moro não tem um posto de atendimento presencial e dia 31 de maio encerra o prazo de declaração.

Peço ajuda.

Responder

Como conseguir o informe de rendimentos de pessoa falecida? Sou a inventariante e solicitei o Informe em março por telefone e e-mail e novamente refiz a solicitação em maio.

Dia 31 agora é o ultimo dia para declarar e não obtive êxito por correio, e-mail ou telefone.