Instituto Elos promove visita à comunidade de Revés do Belém

Publicado em: 08/05/2019

Educação Ambiental

A ação reuniu jovens do Instituto Elos e moradores de diferentes idades que participaram da Formação de Liderança em novembro do ano passado

No último sábado, 04/05, o Instituto Elos realizou a Visita de Inspiração em Revés do Belém, comunidade de Bom Jesus do Galho (MG). Acompanhados por um grupo de moradores, os participantes fizeram uma trilha até a cachoeira Serra do Tancredo, localizada em Santana do Paraíso. Em seguida, foram até o Centro de Pesquisa Ponte Perdida do Instituto Estadual de Floresta (IEF), no Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

O grupo foi até a cachoeira Serra do Tancredo, em Santana do Paraíso, e em seguida visitou o Centro de Pesquisa Ponte Perdida do Instituto Estadual de Floresta (IEF). | Foto: divulgação

Além de conhecer um cartão-postal da região, a visita ao local permitiu ao grupo conhecer uma estação de monitoramento de água do rio Doce e entender como funciona esse trabalho realizado pela Fundação Renova.

No domingo, um piquenique animou a praça ao lado da Escola Estadual João Paulo II, construída pela comunidade durante a Vivência Oasis, promovida pelo Instituto Elos. A área recebeu um novo mutirão no final de março e os moradores seguem cuidando e buscando melhorias para o espaço.

Essa e outras ações locais do Instituto Elos são fruto de parceria com a Fundação Renova. A Vivência Oasis em Revés do Belém teve início em novembro de 2018, com a Formação de Lideranças. Em dezembro, durante dois dias, a comunidade construiu a praça ao lado da escola, além de reformar uma quadra poliesportiva próxima ao local.

Revés do Belém conta, ainda, com a participação de jovens em outra formação do Instituto Elos: “O futuro do rio Doce somos nós. Eles foram selecionados e receberão apoio para colocar em prática os projetos que sonharam para a região.

Um deles é o “Revés Pra Frente”, que consiste na elaboração de catálogos para a divulgação do trabalho de comerciantes, artesãos e prestadores de serviços formais e informais da comunidade.

Outro projeto, chamado “Sementinhas”, será desenvolvido junto a jovens de outros locais (Santana do Paraíso, Ipaba e Belo Oriente). A ideia é promover práticas sustentáveis para o cultivo do próprio alimento e sensibilizar comunidades para a gestão de resíduos orgânicos e recicláveis.