Fundação Renova inicia pré-inscrição para cursos presenciais de capacitação profissional em Regência e Povoação

Publicado em: 27/09/2021

Recoloca Rio Doce , Território Foz do Rio Doce

Iniciativa é uma parceria com o Senai do Espírito Santo e o horário e local das aulas serão definidos em conjunto com os moradores das comunidades

No próximo dia 27 de setembro, tem início a pré-inscrição para diversos cursos de capacitação profissional para moradores de Regência e de Povoação, comunidades localizadas em Linhares (ES) e que foram impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

A ação é uma iniciativa da área de Contratação Local da Fundação Renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES) e, inicialmente, as oportunidades são para nove cursos em Regência e outros seis em Povoação. Cada pessoa pode se inscrever para até dois cursos, de forma gratuita e online.

Veja os cursos disponibilizados para cada comunidade:

Regência: assistente administrativo, almoxarife, assistente de planejamento e controle da produção, pintor de obras imobiliárias, montador e reparador de computador, pedreiro de alvenaria, eletricista industrial, pedreiro de revestimento e operador de computador.

Povoação: assistente administrativo, almoxarife, pintor de obras imobiliárias, pedreiro de alvenaria, eletricista industrial e pedreiro de revestimento.

Requisitos para inscrição

Algumas capacitações exigem idade mínima de 16 anos. São os casos de assistente administrativo, almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, montador e reparador de computador, operador de computador. Para as capacitações em pintor de obras imobiliárias e pedreiro de alvenaria, eletricista industrial e pedreiro de revestimento, o(a) inscrito(a) precisa ter, no mínimo, 18 anos.

Para efetivar a matrícula, o(a) aluna(a) deverá apresentar cópias do RG, do CPF e de comprovante de residência (preferencialmente no nome do candidato e de contas entregues pelo Correios) e comprovante de escolaridade (histórico, certificado ou declaração da instituição, ou declaração a próprio punho quando autorizadas nos pré-requisitos).

Dias e horário determinados pela comunidade

A carga horária dos cursos é de até 160 horas e as aulas serão ministradas na própria comunidade. Para que cada curso seja realizado é necessário o mínimo de dez alunos matriculados por turma. As aulas acontecerão em unidades móveis do Senai ou em locais definidos pelos moradores.

Programa Recoloca Rio Doce

Além de cursos para qualificar profissionais das regiões impactadas pelo rompimento, a Fundação Renova disponibiliza atividades para fortalecer as atividades econômicas locais. É o caso do Programa Recoloca Rio Doce. A plataforma busca recolocar a população atingida no mercado de trabalho. No site, pessoas interessadas podem cadastrar seus currículos, e empresas divulgam as vagas disponíveis. Os cadastros, tanto de currículos como de vagas, podem ser feitos gratuitamente no site  https://recolocariodoce.com.br/.

Este conteúdo foi útil para você?

4 comentários