Fundação Renova fortalece Sistema de Proteção e Defesa Civil das regiões atingidas

Publicado em: 25/09/2017

Educação Ambiental

Novos equipamentos e veículos foram entregues aos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

Com objetivo de fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil das regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, a Fundação Renova entregou novos veículos e equipamentos aos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvados, em Minas Gerais. Os materiais reforçam a estrutura das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Os kits entregues para cada município são compostos por uma caminhonete de tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com guincho e GPS. | Foto: Divulgação

Os kits entregues para cada município são compostos por uma caminhonete de tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com guincho e GPS, além de 50 coletes de identificação para uso de moradores integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), 20 coletes de identificação para os agentes de Proteção e Defesa Civil Municipal, 30 cones de borracha de 70 cm, notebook, câmera fotográfica, gerador de energia, entre outros itens.

O prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz, destaca a importância do fortalecimento das Defesas Civis municipais na preservação da vida da população. “Desde o rompimento da barragem de Fundão, percebemos a falta de estrutura das Defesas Civis de um modo geral. A ação da Renova vem para mudar esse cenário. Esses equipamentos nos darão condições de atender a necessidade de proteção da população. É, de fato, uma grande ação em prol da recuperação”, disse o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil de Mariana (COMDEC), Welbert Stopa, concorda que os novos equipamentos chegam em boa hora. “Esses materiais vão agregar muito ao nosso trabalho, tendo em vista que temos muitas ocorrências de deslizamentos e inundações durante o período chuvoso, além das ações de prevenção e capacitação que desenvolveremos com os moradores da área das barragens. Então, não é somente a Defesa Civil quem ganha, mas Mariana como um todo”, afirmou Stopa.

A entrega dos equipamentos representa investimento da Fundação Renova na estruturação das COMPDEC’s. O objetivo é a melhoraria das ações de prevenção, preparação e mitigação, bem como otimização do atendimento aos cidadãos, em eventos adversos, o que implicará na minimização dos impactos do desastre. A ação está prevista no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), que coloca sob responsabilidade da Fundação Renova o “fortalecimento dos órgãos de Proteção Defesas Civis dos municípios mais afetados”: Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.

“Este trabalho começou no ano passado, com a instalação de alarmes de emergências e sistema de controle de cheias e agora seguimos para o apoio ao sistema de Defesa Civil dos municípios”, explicou a Shymena Guedes, líder das ações de Educação e Cultura da Fundação Renova.

A próxima etapa, segundo ela, consiste na implantação do projeto “Escola Segura”, que irá levar a discussão da prevenção e preparação para dentro escolas municipais e estaduais dos quatro municípios. “De uma maneira natural, alunos e professores serão levados a pensar na prevenção aos riscos. E isso, esperamos que extrapole os muros das escolas e alcance toda a comunidade. Esta ação da Renova não termina na entrega dos equipamentos, mas ajuda na preparação dos municípios para emergências ambientais. Ela começa agora e prossegue até 2022”, destacou Shymena.

Este conteúdo foi útil para você?