Fundação Renova apresenta ações de saneamento em curso na região do Baixo Rio Doce

Publicado em: 19/06/2019

Gestão da Água

O objetivo é prestar contas acerca do trabalho de reparação e compensação sendo desenvolvido nos municípios

A Fundação Renova realiza, de forma sistêmica, encontros com as comunidades do Baixo Rio Doce para apresentar e debater ações socioambientais e socioeconômicas que estão sendo implementadas na região. Na primeira quinzena de junho, aconteceram dois encontros sobre o tema Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos, em Baixo Guandu e Colatina, nos dias 10 e 11 de junho, respectivamente.

No último dia 11, em Colatina, a Fundação Renova falou com a comunidade sobre os recursos recebidos pelo município para as obras de esgotamento sanitário. | Foto: divulgação

Nestas reuniões, a equipe do programa conversou com moradores, pescadores e jovens da região sobre os recursos que os municípios estão recebendo para obras de destinação de resíduos sólidos e sistemas de coleta e tratamento de esgoto.

Em Baixo Guandu, são cerca de R$ 12,6 milhões; e em Colatina, R$ 43 milhões, que serão aplicados em projetos definidos pelas prefeituras, como sistemas de infraestrutura de coleta de esgoto em alguns bairros, obras de interligação das casas à rede principal de esgotamento e recuperação de estações de tratamento.

Além dos recursos, os municípios atendidos pelo programa também contam com apoio técnico e oficinas de capacitação, para auxiliar nos processos de licitação, elaboração e avaliação de projetos, acompanhamento de obras, melhoria da gestão, entre outros.