Educação Ambiental é tema de Semana Integrada na Escola Municipal de Paracatu de Baixo

Publicado em: 25/10/2016

Educação Ambiental

Fundação Renova atuou em parceria como o município e levou informações e atividades ambientais para a comunidade escolar

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2016, alunos, pais, professores e funcionários da Escola Municipal de Paracatu de Baixo participaram de uma série de atividades promovidas pela Fundação Renova com o objetivo de possibilitar a discussão de temas ambientais, de acordo com o contexto em que a comunidade está inserida.

No dia 5, em parceria com a Defesa Civil de Mariana, estudantes do 1º ao 9º ano participaram da palestra que teve como tema “Emergências Ambientais: Os Riscos do Período Chuvoso” e receberam dicas de como  se prevenir dos principais problemas causados pelas chuvas. Nesse mesmo dia, foi instalado um pluviômetro manual na escola, que será utilizado como recurso pedagógico. O aparelho de meteorologia é usado para medir a quantidade de líquidos ou sólidos precipitados.

No dia 6, por meio de rodas de conversa e oficinas de desenho, pintura, entre outras atividades, foi discutida a importância da valorização do patrimônio escolar e da convivência saudável e respeitosa no ambiente de aprendizagem. Como resultado, foram produzidos pelo alunos uma maquete, um livro de pano e um vídeo baseados no tema.

Oficina de valorização do patrimônio escolar

Oficina de valorização do patrimônio escolar com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Paracatu de Baixo (MG). | Foto: Jefferson Rocio

Já com os professores e funcionários, que também eram moradores da comunidade, foi feito um bate papo sobre as ações realizadas e previstas para a reconstrução de Paracatu de Baixo. A atividade foi uma oportunidade de entender os desejos e as expectativas dos educadores em relação à condução do processo de reassentamento.

“A linguagem das palestras foi bastante acessível e despertou o interesse de todos, principalmente dos alunos, que se sentiram à vontade para participar das discussões e atividades. O evento foi muito bem recebido e acredito que terá impacto no dia a dia dos nossos estudantes”, afirma a diretora interina da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, Márcia Regina de Souza Maia.

ENTENDA

As ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) começaram em agosto de 2016 nas comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Seu objetivo é compartilhar conhecimento sobre questões ambientais. Apesar do escopo único, o PEA terá atuações diferentes para cada região de abrangência, por se tratar de um programa participativo.

Até o momento, já foram realizadas ações com o grupo de jovens de Bento Rodrigues e também nas escolas de Paracatu de Baixo, Barra Longa e Gesteira. Até dezembro, o programa deverá ser levado a outras localidades, envolvendo outros grupos e escolas impactadas.

Os temas e a metodologia trabalhados na comunidade escolar foram compartilhados  e discutidos com o Poder Público, por meio das secretarias municipais de Educação, que validaram a proposta das atividades.