Crianças e jovens de Mariana participam da 2ª Academia do Plantando pelo Planeta

Publicado em: 25/08/2017

Educação Ambiental

A meta do Projeto é plantar um milhão de mudas nativas ao longo do Rio Doce

Cerca de 100 jovens e crianças de Mariana (MG) participaram no sábado, dia 19 de agosto, da 2ª Academia do Plantando pelo Planeta. O evento tem como objetivo a capacitação de jovens para a disseminação de boas ações em prol do meio ambiente. Esta iniciativa, inédita em Minas Gerais, nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Mariana, a Fundação Renova e a Plant for The Planet, instituição criada na Alemanha e voltada para para o plantio de árvores e mobilização de crianças e jovens. As atividades continuam no dia 2 de setembro, às 15h, em Mariana, com os embaixadores participando do primeiro plantio de mudas nativas na Pista de Caminhada Alameda dos Inconfidentes.

O presidente da Fundação Renova, Roberto S. Waack, e os “Embaixadores da Justiça Climática” em foto da campanha “Pare de Falar, Comece a Plantar”. A campanha promove a ideia de que falar não faz a diferença e que agora é o momento de colocar a mão na massa e agir. | Foto: Divulgação

Durante a academia, os futuros embaixadores participaram de discussões sobre as mudanças climáticas e a importância das árvores para o Planeta. A ideia é que, a partir de agora, eles consigam sensibilizar outros jovens para a importância de se ter uma consciência ambiental, incluindo os benefícios do plantio de árvores para a redução de CO2. As atividades desenvolvidas contaram com a parceria das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social de Mariana. Participaram alunos das redes municipais e particular de ensino, de projetos sociais e crianças das comunidades atingidas pela barragem de Fundão. A meta do projeto é o plantio de um milhão de mudas de árvores nativas ao longo do rio Doce.

Para o prefeito Duarte Júnior, essa é uma oportunidade para Mariana se tornar exemplo para todo o país, com o envolvimento de crianças e adolescentes nas ações de preservação. “Mariana sai na frente com este projeto, que nasce forte graças à parceria com a Fundação Renova, que trabalhará junto ao município na conscientização das pessoas para o cuidado com meio ambiente. Temos um grande desafio, mas imagina se cada pessoa plantasse uma árvore, como seria fácil atingir o objetivo”, diz Duarte.

O presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, destaca que o lançamento do Plantando pelo Planeta, em Mariana, é bastante simbólico. “Esse é um projeto que trata de maneira despretensiosa, mas ambiciosa, a transformação com envolvimento das comunidades, principalmente dos jovens. O rio Doce precisa disso, não só pelo desastre que aconteceu, mas pelo que vinha acontecendo também. A gente tem uma oportunidade de, aos poucos, ir fazendo esse processo acontecer. Temos que fazer agora e de várias formas, especialmente, apostando na educação e nos jovens como os embaixadores que farão essa transformação ao longo do Doce. É um projeto para o mundo ter com exemplo”, disse Waack.

Aos 17 anos, Pedro Chaves, aluno da Escola Estadual “Dom Silvério” e participante do Programa Jovem Aprendiz, é um dos oito jovens marianenses certificados pelo projeto como “Embaixadores da Justiça Climática”. “É um projeto muito legal que busca a preservação da vida. A nossa missão é levar a mensagem de que devemos preservar o meio em que vivemos para as futuras gerações, com plantio de árvores, por exemplo. As crianças serão as grandes precursoras do projeto, vamos mostrá-las a importância de cuidar do verde”, diz.

Nicolas Mendes, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Dom Oscar, ficou empolgado ao participar pela primeira vez de uma oficina do projeto. “Nossa missão agora é conscientizar as pessoas, espero que muita gente queira participar conosco. Vamos começar dentro de casa, com os nossos familiares, e avançando pela vizinhança”, disse.

PLANTANDO PELO PLANETA

A Plant for the Planet nasceu em 2007, quando o alemão Felix Finkbeiner tinha 9 anos. Inspirado na professora e ativista política queniana Wangari Maathai, que plantou 30 milhões de árvores na África em 30 anos, Félix teve a ideia de incentivar as crianças a plantar um milhão de árvores em todos os países do mundo. O movimento conquistou o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Na época, o diretor executivo da entidade, Achim Steiner, foi um dos primeiros a ser fotografado com a boca tapada. A ideia foi lançada por uma agência de publicidade alemã, que ajudou a criar a campanha “Pare de Falar, Comece a Plantar”, desenhando uma imagem que poderia ser reproduzida por qualquer ativista mirim ao lado de uma autoridade ou celebridade. A mão direita do menino ou da menina deve tapar a boca do adulto! A modelo brasileira Gisele Bündchen, engajada na causa ambiental, topou ficar calada. Em Mariana, a cena foi reproduzida pelo prefeito Duarte Junior “Du” e, também, o presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, que participaram da campanha ao lado dos jovens embaixadores.

Este conteúdo foi útil para você?