Crianças de Mariana e Barra Longa participam de oficinas educativas nas férias escolares

Publicado em: 31/08/2022

Reassentamentos , Território Mariana

O evento #PartiuFérias! estimulou a construção de conhecimento e vivências conectadas aos valores culturais e artísticos

Crianças das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, e do município de Barra Longa participaram do projeto #PartiuFérias! durante as férias escolares. Nas duas primeiras semanas de julho, atividades educativas e gratuitas sobre culinária, ecologia e artesanato foram realizadas com a participação de 75 crianças. Promovido em parceria com a Unesco e com apoio do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o evento teve como objetivo valorizar brincadeiras, criatividade, a construção de novos conhecimentos e a integração criativa.

Na Casa dos Saberes, em Mariana, 25 crianças, entre 8 e 12 anos, participaram de atividades com o tema Território Musical. Também foram realizadas oficinas de edição fotográfica e audiovisual em smartphones e bordado tecno, uma técnica que mistura aplicações e música.

Além de participarem de brincadeiras e jogos musicais, crianças de 5 a 7 anos, dos dois municípios, participaram da oficina Saberes e Sabores: entre o Quintal e a Cozinha. Elas aprenderam sobre o cultivo de canteiro de verduras e plantas medicinais, como chás e temperos, pintura orgânica em vasos de barro e a culinária local.

A analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Fernanda Massimo, explica que o objetivo é fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento no território, integrando as experiências do curso de férias e vivências conectadas aos valores culturais e artísticos. “No caso de Mariana, por exemplo, queremos resgatar a memória das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, fortalecendo os vínculos entre as crianças e pensando no momento de transição da sede de Mariana para suas comunidades nos reassentamentos”.

Cuidados e prevenção

Além do número limitado de vagas, todos os cuidados necessários para preservar a saúde e a segurança dos participantes foram seguidos, com a disponibilização de kits de higiene e proteção, incluindo máscaras descartáveis, álcool em gel e lenços umedecidos.