Córrego das Lages, em Rio Doce (MG), recebe obras de recuperação

Publicado em: 25/01/2018

Operações Agroflorestais

As primeiras ações são o cercamento e proteção de 34 nascentes e a construção de barraginhas

O córrego das Lages, que abastece o município de Rio Doce (MG) e passa por cerca de 50 propriedades rurais, está sendo recuperado. A iniciativa – uma das condições para a liberação do licenciamento das obras da barragem de Candonga – faz parte das ações da frente de Operações Agroflorestais da Fundação Renova.

Até o momento, já foram cercadas 12 nascentes e construídas 91 barraginhas, em oito propriedades. | Foto: Divulgação

Diversas estratégias serão colocadas em prática para recuperação do córrego. As primeiras são o cercamento e proteção de 34 nascentes, que estão dentro de 14 propriedades rurais, além da construção de barraginhas nesses locais. Até o momento, já foram cercadas 12 nascentes e construídas 91 barraginhas, em oito propriedades.

“A barraginha é uma escavação nos locais de passagem de águas de chuva (enxurradas), geralmente em áreas inclinadas. Ele segura a água da chuva e sedimentos que descem dos morros, aumentando a infiltração no subsolo e evitando o assoreamento de cursos d’água”, explica Nathália Horta, da frente de Operações Agroflorestais.

Também serão realizados o plantio de mata ciliar em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e topos de morro, construção de fossas sépticas evitando que o esgoto das propriedades contamine os cursos d’água, além da melhoria das estradas que dão acesso ao local, evitando também erosão e assoreamento.